2024/10/07

Notícias do dia

Domínios .pt estiveram bloqueados durante horas; Unreal Engine 5.5 impressiona com MegaLights; automóveis eléctricos com incentivo de €4.000 em Portugal; UE aprova taxas de até 35% nos carros eléctricos chineses; Meta Movie Gen pode gerar vídeo AI com som e chega em 2025; Google activa funcionalidades anti-roubo para Android; UE proíbe Meta de usar orientação sexual para publicidade direccionada; e Uber impede processo por clientes terem usado Uber Eats.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um cabo Baseus USB-C de 240 W.

iOS 18.1 chega a 28 de Outubro com primeira ronda de Apple Intelligence

Este ano as principais novidades dos iPhones 16 e iOS 18 são coisas que só irão chegando ao longo dos próximos meses, e o primeiro passo deverá ser dado no final deste mês com a chegada do iOS 18.1 a 28 de Outubro.

O iOS 18.1 deverá disponibilizar coisas como o novo interface da Siri com as margens iluminadas (mas ainda sem a inteligência melhorada), resumos das notificações, eliminação de elementos indesejados nas fotos, e funções de reescrita/resumo de textos. Esta actualização era anteriormente esperada para o meio do mês, mas parece que a Apple está a fazer tudo o que pode para se certificar que este arranque corre da melhor forma.

Para Dezembro espera-se o iOS 18.2, com suporte para ChatGPT, geração de imagens AI, e mais funcionalidades AI. A nova Siri "AI", com capacidades idênticas às dos assistente AI mais modernos, só deverá chegar em 2025, ainda em data a anunciar.


Starlink faz serviço direct-to-cell de emergência

A empresa de Elon Musk teve o furacão Helene como inesperado aliado, agilizando o processo de obter uma autorização de emergência para activar o serviço direct-to-cell dos seus satélites Starlink nas zonas afectadas.

Por agora o serviço consistirá na disponibilização de mensagens de emergência a todos os smartphones nessas regiões, e também testando o envio e recepção de SMS para smartphones com a rede T-Mobile, com a qual a Starlink fez a parceria inicial para arranque do serviço direct-to-cell.


Intel garante que problemas nos CPUs estão resolvidos

A Intel diz estar totalmente confiante de que os problemas que afectavam os seus CPUs 13th e 14th gen, provocando crashes e que ultimamente os podiam danificar de forma permanente, estão finalmente resolvidos.

A solução foram uma série de actualizações feitas ao microcódigo dos CPUs, sistemas operativos, e firmware das motherboards, de modo a evitar que os CPUs ficassem expostos a tensões demasiado elevadas e que provocam a sua degradação acelerada. Infelizmente, as correcções já não chegam a tempo de reverter os danos nos CPUs já no mercado, sendo agora uma "lotaria" determinar se se tem um CPU problemático ou não, já que estes problemas podem apenas fazer-se notar em cenários bastante específicos.

Em caso de dúvida, podem sempre recorrer a um stress test (como o Prime 95) para levar o CPU ao limite e ver que tal ele se comporta.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: A primeira consola PlayStation foi lançada no Japão em Dezembro de 1994, dando início a uma dinastia de sucesso, e que teria um relançamento em 2000 com a PS One. A PlayStation original tinha um CPU R3000 que funcionava a 33.8688 MHz, e apenas 2 MB de RAM e 1 MB VRAM.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)