2024/10/07

Problemas com Exynos 2500 forçam Samsung Galaxy S25 com Snapdragon?

Problemas de produção com os chips Exynos 2500 podem obrigar a Samsung a recorrer chips Snapdragon em todos os modelos Galaxy S25.

A Samsung pode ser forçada a alterar os seus planos para a próxima série Galaxy S25 devido a problemas na produção dos seus chips Exynos 2500. Inicialmente, a empresa pretendia usar processadores Exynos nos modelos base e Plus, reservando os Snapdragon para a versão Ultra. No entanto, relatórios recentes sugerem que a Samsung poderá ter que recorrer aos chips Snapdragon para todos os modelos da próxima geração dos populares Galaxy S.

O problema deve-se à baixa taxa de sucesso na produção do Exynos 2500, fabricado num processo de 3nm da Samsung. A empresa parece estar com dificuldades em produzir chips viáveis em quantidade suficiente a tempo do lançamento do S25, agendado para Janeiro de 2025. No sector dos semicondutores, as taxas de sucesso na produçao de chips nunca são perfeitos - e é habitual que possam ser reduzidos durante as fases iniciais de um novo processo - mas a situação actual da Samsung poderá ter ficado abaixo do esperado e não possibilitar o lançamento global como teria planeado.

Se a Samsung optar pelo Snapdragon 8 Gen 4 (também conhecido como Snapdragon 8 Elite), será mais um revés para a sua divisão de semicondutores, que nos últimos anos têm enfrentado uma forte concorrência dos Snapdragon da Qualcomm. Além disso, a empresa já perdeu contratos importantes para a TSMC, com a Nvidia e a Apple a escolherem o fabricante de Taiwan para os seus chips, e esta "incapacidade" de produzir os seus próprios chips não é um bom indicador para convencer potenciais clientes.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)