Poucas pessoas ajustam a intensidade da vibração do seu smartphone, e isso acaba inevitavelmente por fazer com que existam situações em que as vibrações não são suficientemente fortes para serem notadas (quando se está em ambientes ruidosos ou muito movimentados), ou o sejam em excesso (quando temos o smartphone numa mesa de vidro numa sala silenciosa). Mas o Android 15 vem dar uma ajuda para resolver isto.
A Vibração Adaptativa do Android 15 utiliza o microfone e os sensores do telemóvel para analisar os níveis de som e movimento. Por exemplo, se o telemóvel estiver no bolso enquanto se move ou se houver música alta a tocar, o motor de vibração intensifica-se para garantir que o sente. E porque hoje em dia as coisas têm que ficar bem esclarecidas, a Google garante que nenhum som é gravado ou enviado para servidores externos durante este processo, sendo tudo processado unicamente no smartphone.
Para activar a Vibração Adaptativa basta:
- Aceder às Definições do Pixel.
- Tocar em "Vibração & haptics."
- Seleccionar "Adaptive Vibration" e activar a funcionalidade.
Infelizmente por agora isto é um exclusivo dos smartphones Pixel da Google, restando esperar que no futuro se possa tornar numa funcionalidade geral do sistema, para todos os dispositivos Android.
Lá se vai a bateria. Usar o microfone para uma coisa destas. Não me parece indicado
ResponderEliminar