Sabemos muito bem como as coisas são: subscrever um qualquer novo serviço é algo que pode ser feito com um único clique num botão; mas se quisermos cancelar esse mesmo serviço, podemos ter que percorrer uma meia dúzia de ecrãs até finalmente chegar à opção para o fazer. Isso é algo que levou a FTC a definir novas regras, passando a exigir métodos de cancelamento fácil dos serviços nos EUA.
O objectivo é fazer com que se torne tão simples cancelar um serviço, com um só clique, tal como é subscrevê-lo.
É o tipo de coisa que, também deste lado do Atlântico, seria bem mais produtivo e útil para os cidadãos europeus que os intragáveis e inúteis popups de consentimento dos cookies que infestam os sites da internet.NEW: The FTC has finalized its “Click to Cancel” rule – which will require companies to make it as easy to cancel a subscription as it is to sign up.
— The White House (@WhiteHouse) October 16, 2024
Unwanted subscriptions add up for Americans, and our Administration is taking action to save families time and money. pic.twitter.com/wdIcKac6PN
Ainda recentemente sofri precisamente com este fenómeno, ao fazer uma ronda de "limpeza" de serviços subscritos, e onde nalguns deles fui obrigado a recorrer ao Google para pesquisar "como cancelar o serviço X", precisamente por essa opção estar deliberadamente escondida das formas mais obtusas possíveis, para desincentivar o cliente de cancelar o serviço.
Sim é urgente também para a Europa , e já agora proibir toda e qualquer fidelização, é geradora de conflitos e causa muitos constrangimentos na sociedade
ResponderEliminar