2024/10/17

EUA exigem cancelamento fácil de serviços

A FTC norte-americana vai exigir que as empresas disponibilizem métodos que facilitem o cancelamento de serviços com um único clique.

Sabemos muito bem como as coisas são: subscrever um qualquer novo serviço é algo que pode ser feito com um único clique num botão; mas se quisermos cancelar esse mesmo serviço, podemos ter que percorrer uma meia dúzia de ecrãs até finalmente chegar à opção para o fazer. Isso é algo que levou a FTC a definir novas regras, passando a exigir métodos de cancelamento fácil dos serviços nos EUA.

O objectivo é fazer com que se torne tão simples cancelar um serviço, com um só clique, tal como é subscrevê-lo.
É o tipo de coisa que, também deste lado do Atlântico, seria bem mais produtivo e útil para os cidadãos europeus que os intragáveis e inúteis popups de consentimento dos cookies que infestam os sites da internet.

Ainda recentemente sofri precisamente com este fenómeno, ao fazer uma ronda de "limpeza" de serviços subscritos, e onde nalguns deles fui obrigado a recorrer ao Google para pesquisar "como cancelar o serviço X", precisamente por essa opção estar deliberadamente escondida das formas mais obtusas possíveis, para desincentivar o cliente de cancelar o serviço.

1 comentário:

  1. Sim é urgente também para a Europa , e já agora proibir toda e qualquer fidelização, é geradora de conflitos e causa muitos constrangimentos na sociedade

    ResponderEliminar