Os GPUs tornaram-se em peças comuns a que já quase nem se dá valor, mas que escondem uma inimaginável quantidade de tecnologia.
Quer seja num computador, numa consola de jogos, ou até num smartphone, já é implícito que, algures no seu interior, se esconda um GPU. Embora tenha algumas semelhanças com os CPUs, acaba por ser um parente afastado, criado especificamente para acelerar determinado tipo de operações, e fazê-lo numa escala monumental e a velocidades incríveis, que acabam por ser indispensáveis para podermos ter todo o tipo de jogos modernos com objectos tridimensionais, e mais recentemente até com ray-tracing para maior realismo.
O seguinte vídeo do canal Branch Education leva-nos numa fascinante viagem ao interior dos GPUs, revelando todos os seus segredos, onde ficamos a conhecer as diferenças entre o SIMD e SIMT, as técnicas utilizadas para acelerar a transmissão de dados no acesso à memória GDDR, tudo o mais que, no dia a dia, passa completamente despercebido enquanto desfrutamos de um jogo.
2024/11/09
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Gostei de saber que os ASICS estão a substituir os GPU's no crypto mining, pois tenho algum interesse pela evolução do 3d (desde 1990) mas nunca tive uma grafica "de jeito" um pouco porque os preços foram, inflacionados pelo mining de cripto moedas, apesar de agora a industria de fabrico de micro-ships estar novamente a ser engolida pelo fabrico de chips para AI em larga escala...
ResponderEliminarfaltou a matriz de transformação de micro-ships para micro-chips :)
ResponderEliminar