2024/11/04

Notícias do dia

O macOS 15.1 bloqueia apps não aprovadas pela Apple; Raspberry Pi ganha Touch Display 2 com 720p; Claude AI analisa vídeos de obras de construção e faz relatórios de falhas de segurança; MS pede $30 para manter Windows 10 actualizado por mais um ano; OpenAI lança ChatGPT Search para pesquisar a web; Rússia multa Google em 2 sextiliões de rublos; Android 16 chega mais cedo em 2025; as curiosas disquetes Triple Density de 9MB da NEC; Waze melhora aviso de incidentes por voz; e falha da Okta permita logins sem password em nomes com mais de 52 caracteres.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma pen USB SanDisk Ultra Fit.

Tesla FSD continua a sofrer atrasos

Já não será notícia por esta altura mas, sem grandes surpresas, as promessas da Tesla quanto ao FSD continuam a falhar completamente todos os prazos anunciados.

A próxima grande melhoria prometida pela Tesla é a versão FSD v13, que diz que permitirá um aumento de 4x na distância percorrida entre intervenções feitas pelo condutor. Apesar de ser uma actualização que por agora apenas ficará disponível para os clientes com veículos com hardware HW4, também estes terão que ter a habitual dose de paciência. Esta actualização tinha sido incialmente prometida para Setembro, depois tendo sido adiada para Outubro, e agora tendo sido novamente adiada para Novembro - sendo que ninguém ficaria chocado se isso vier a passar para Dezembro, ou para 2025.


UE reforça aposta em rede satélite "anti-Starlink"

Apesar de um custo astronómico de 10 mil milhões de euros (que facilmente poderá "derrapar" para valores superiores) a UE reafirmou o seu compromisso em criar uma rede de internet via satélite - a IRIS² - para não ficar dependente de serviços privados como o Starlink e OneWeb.

A constelação IRIS² deverá recorrer a 290 satélites, que ficarão posicionados a diferentes altitudes, permitindo uma maior cobertura com menor quantidade de satélites (quando comparada com a rede Starlink da SpaceX). Quanto maior a altitude maior a latência devido à distância que as comunicações têm que percorrer, pelo que será curioso ver como é que a rede irá lidar com essa variável, e se irá implementar algum tipo de comunicação inter-satélite como os satélites Starlink mais recentes, que podem comunicar directamente via lasers, evitando a necessidade de estações terrestres.

Teoricamente, a rede IRIS² entrará em operação em 2030 (em vez de 2027 como estava inicialmente previsto), mas também não havendo surpresa se essa data se vier a revelar demasiado ambiciosa e optimista. Também não deixará de ser irónico se a forma mais económica de lançar estas centenas de satélites para o espaço for através do recurso à Space.


M4 Pro supera M2 Ultra

O mais recente chip M4 Pro da Apple mostra melhorias significativas, sendo capaz de superar o antigo M2 Ultra no Geekbench 6, e fazendo com que um Mac mini de 1600 dólares supere o desempenho de um Mac Studio de 4000 dólares.

Enquanto isso, o M4 Max também vai dando que falar, sendo o primeiro chip a superar o valor de 4000 pontos em single-core no Geekbench 6, algo que até agora só tinha sido conseguido com recurso a overclocks assistidos por azoto líquido. Dá que pensar naquilo que o futuro M4 Max poderá atingir.


Óculos Vision Pro "baratos" só depois de 2027

A Apple parece ter abandonado a ideia de lançar uma versão mais económica dos óculos Vision Pro nos próximos anos, optando por lançar apenas uma versão Vision Pro 2 melhorada em 2025.

A ideia será continuar a usar os Vision Pro como óculos de referência para permitir o desenvolvimento de apps e serviços que demonstrem as capacidades dos óculos de realidade aumentada, enquanto aguarda que a tecnologia atinja um ponto em que a eventual versão "económica" tenha capacidades adequadas a um preço aceitável, e exista um desejo do mercado de usar esta tecnologia - algo que, tanto quanto sabemos, poderá nunca chegar a acontecer, ao estilo do que (não) aconteceu com a tentativa de promover os televisores 3D.


Curtas do dia


Resumo da madrugada







Curiosidade do dia: O Korsør Biograf Teater na Dinamarca é o cinema mais antigo a manter-se em actividade sem interrupções, realizando sessões de cinema desde Agosto de 1908.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)