O YouTube anunciou nova política de combate ao clickbait, removendo vídeos com títulos ou imagens enganadoras.
O "clickbait" consiste na utilização de todo o tipo de técnicas enganadoras para conseguirem atrair os cliques dos utilizadores. Pode passar por algo como títulos chamativos ou, no caso dos vídeos, o recurso a imagens de capa que depois acabam por nada ter a ver com o conteúdo que é apresentado. É algo que, infelizmente, continua a ser bastante eficaz para acumular cliques, mas que o YouTube se compromete a reduzir em 2025.
A medida começará por ser implementada na Índia, sendo posteriormente alargada a outros países. O objectivo é eliminar todos os vídeos que prometem algo não é abordado no vídeo em si, especialmente em temas como notícias de última hora e eventos actuais - mais susceptíveis de serem procurados pelos utilizadores.
Durante a fase inicial os criadores que violarem as regras não receberão penalizações imediatas, com o único efeito a ser a remoção dos vídeos. Algo que, apesar de parecer pouco penalizador, acaba por ser o mais adequado, antevendo-se os inevitáveis casos de potenciais detecções falsas, que poderiam penalizar injustamente criadores que fossem erradamente marcados como "clickbaiters" - e o peso excessivo de se poderem ver expulsos do YouTube por terem acumulado essas supostas trangressões.
2024/12/21
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)