2025/02/26

Google lança Gemini Code Assist gratuito para todos

A Google disponibilizou o Gemini Code Assist gratuitamente para programadores individuais, um assistente AI de programação com limites de utilização extremamente generosos.

Inicialmente lançado como uma ferramenta paga para empresas, o serviço Gemini Code Assist agora permite até 180.000 sugestões de código por mês - 90 vezes mais que o GitHub Copilot da MS, que limita os utilizadores a 2.000 sugestões.

O Gemini Code Assist integra-se directamente com ambientes de desenvolvimento populares como Firebase, Visual Studio e GitHub, evitando a necessidade de alternar entre janelas. Alimentado pelo modelo Gemini 2.0 LLM e um contexto de 128.000 tokens, o assistente consegue interpretar e gerar código complexo com eficiência, até em projectos de grande dimensão. Os programadores podem pedir sugestões, resolver erros e conversar com a IA.


Não é segredo que o sector dos modelos AI tem estado ao rubro, e a Google parece reconhecer que a MS tinha um bom trunfo entre os developers com GitHub Copilot. Com esta alteração, passa a disponibilizar uma alternativa que se torna bastante atractiva para os programadores.

O grande risco é que esta prenda, que parece demasiado boa para ser verdade, possa ser apenas temporária, servindo para cativar os programadores e, num futuro não muito distante, ser abandonada e direccionar os utilizadores para uma versão paga. Mas, quanto isso nada se pode fazer, pois tudo o que está dependente da cloud está permanentemente em risco de desaparecer ou ser alterado a qualquer momento.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)