2025/02/26

Framework lança mini-PC compacto

A Framework, conhecida pelos seus portáteis modulares, lançou o seu primeiro PC desktop, de formato compacto, orientado para gaming e processamento AI.

Dizer que este PC desktop da Framework é "modular" será um pouco exagerado, já que, por princípio, o conceito de PC desktop tem por base o conceito de modularidade, permitindo a fácil expansão e substituição de peças e componentes.

Neste caso, o Framework PC adopta um formato compacto mini-ITX, e opta pelo Ryzen AI Max, com opção entre o Ryzen AI Max 385, com 8 núcleos CPU, 32 núcleos gráficos e 40 MB de cache, e o Ryzen AI Max+ 395, que duplica os núcleos de CPU para 16, aumenta os gráficos para 40 núcleos e oferece 80 MB de cache. Tem dois slots M.2 NVMe para SSDs, mas - contrariamente ao que se esperaria de um sistema modular - a memória vem soldada e não é expansível, tendo que se escolher entre 32 GB e 128 GB (a justificação é a de que se trata de um barramento de 256 bits para maior desempenho, para os quais ainda não existem módulos).
A configuração de topo, com 128 GB de memória unificada, torna-se particularmente interessante para processamento AI, sendo possível executar modelos avançados como o Llama 3.3 70B sem problemas. Modelos populares da Mistral, Nous, Hermes e DeepSeek também deverão correr sem dificuldades.

O modelo base Max 385 de 32 GB custa €1309, 1.099, enquanto a versão mais avançada Max+ 395 com 128 GB vai para os €2359 euros. A Framwork já aceita as encomendas mas o envio dos PCs só começará a ser feito no terceiro trimestre de 2025.

Como curiosidade adicional, a parte frontal do PC é personalizável, podendo encaixar-se até 21 peças diferentes, que podem ser criadas numa impressora 3D, em estilo mosaico.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)