xAI apresenta Grok 3; Xiaomi YU7 com autonomia de 820 km; Huawei Mate XT Trifold vai chegar à Europa mas com preço exorbitante; Spotify Music Pro chega este ano com qualidade HiFi; Amazon remove transferência via USB nos Kindle; Windows 11 ainda suporta CPUs Intel 8th, 9th, e 10th gen; e jogo PirateFi no Steam tinha malware para roubo de passwords.
Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um hub USB 3.0 Anker 4-portas.
Facebook só vai manter Live Videos por 30 dias
O Facebook vai começar a eliminar todos os vídeos Live passados 30 dias. Anteriormente estes vídeos eram mantidos "para sempre", mas a Meta parece achar que tal não se justifica.Quem tiver vídeos Live terá 90 dias para decidir o que fazer com os vídeos, podendo fazer o seu download, transferi-los para espaço na cloud, ou convertê-los em novos reels. De qualquer forma, parece ser mais um passo no sentido de fazer desaparecer os conteúdos mais "velhos" na internet.
Grok 3 cumpre como modelo mais potente do mundo - por agora
Elon Musk tinha prometido que o Grok 3 seria o mais avançado modelo AI do mundo e, ao contrário do que tem acontecido com o eternamente "para o ano" FSD, desta vez parece ter cumprido.O Grok 3 parece liderar os benchmarks do momento, ficando à frente de modelos como o Gemini-2 Pro, DeepSeek-V3, Claude 3.5 Sonnet, e GPT-4o, em múltiplos testes. Mas, a liderança é reduzida e a OpenAI não deverá estar demasiado preocupada, pois o seu o3 completo ficaria à frente do Grok 3 - só não o fazendo porque, tecnicamente, ainda não foi lançado para acesso geral. Por outro lado, ninguém poderá negar o trabalho feito pelo xAI, de num espaço de tempo relativamente curto ter conseguido saltar para a linha da frente dos modelos AI.
WhatsApp passa a VLOP na UE
O WhatsApp passou a fasquia dos 45 milhões de utilizadores mensais activos e passa a ser considerado uma VLOP (Very Large Online Platform) na UE segundo o Digital Services Act (DSA).Isso faz com que o WhatsApp fique legalmente obrigado a cumprir com uma legislação mais restrita, que inclui coisas como dar ferramentas para reportar conteúdos ilegais e removê-los, maiores restrições a nível de publicidade direccionada e publicidade para crianças, permitir que os utilizadores desactivem algoritmos de recomendações, etc. Para a Meta não será nada de novo, já que tanto o Facebook como o Instagram já são considerados VLOPs.
Apple remove apps da App Store na UE
Ainda a propósito do DSA Europeu, isso pode também ser o motivo por trás do desaparecimento de apps da App Store. A Apple removeu todas as apps que falharam em cumprir com as exigências do DSA, nomeadamente a de disponibilizar informação e forma de contacto com os seus criadores, para as apps que gerem receitas.
Se por um lado isto ajuda a eliminar muitas apps de "lixo", também é uma medida que penaliza apps de developers individuais, que podem não querer ter essa exposição.
Como sempre, há algumas apps que parecem ter arranjado formas de contornar o sistema e que permanecem na App Store apesar de não indicarem o "dono".Apple has removed all apps from the App Store in the EU that failed to comply with the Digital Services Act (DSA) by the February 17, 2025, deadline. We haven't complied with the DSA yet. Our apps are no longer available in the EU. We apologize to our customers.
— Mysk 🇨🇦🇩🇪 (@mysk_co) February 18, 2025
The DSA rules… pic.twitter.com/rtbgg3bQKA
Curtas do dia
- FTX começa a pagar as dívidas aos credores
- Meta LlamaCon dedicado a AI tem primeira edição a 29 de Abril
- OpenAI prepara medidas especiais para se proteger contra ofensivas de Musk
- X recusa fornecer dados exigidos por Tribunal Alemão para avaliar interferência nas eleições
Resumo da madrugada
- xAI apresenta Grok 3
- Coluna BT Tronsmart Bang SE a €59
- Xiaomi YU7 com autonomia de 820 km
- Ganha um hub USB 3.0 Anker 4-portas
- Huawei Mate XT Trifold chega à Europa
- Oppo Find N5 vai ter acesso remoto a macOS
- Amazon remove transferência via USB nos Kindle
- Spotify Music Pro chega este ano com qualidade HiFi
- Windows 11 ainda suporta CPUs Intel 8th, 9th, e 10th gen
- Jogo PirateFi no Steam tinha malware para roubo de passwords
Curiosidade do dia: Por altura do IBM PC original, o modo mais comum de funcionamento era o modo de texto com 80 colunas e 25 linhas, resultando num total máximo de 2000 caracteres que podiam ser apresentados no ecrã de uma só vez.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)