2025/02/25

Notícias do dia

A frustrante experiência do cancelamento da NOS; Tarifa social de internet em Portugal pouco tem de "social"; iOS 18.4 beta disponível para todos - com Apple Intelligence na Europa; Photopea reduz uso de memória; Microsoft testa Office gratuito com anúncios; e Google instala nova app de segurança Android sem pedir autorização.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma fita LED para TV.

Copilot Voice e Think Deeper com acesso ilimitado gratuito

A Microsoft faz nova proposta tentadora para os interessados nas tecnologias AI, passando a disponibilizar o modo Copilot Voice e o "Think Deeper" (que usa o modelo o1 da OpenAI), de forma ilimitada mesmo para os utilizadores gratuitos.

Embora estes modos já estivessem disponíveis para os utilizadores gratuitos, estavam sujeitos a utilização limitada. Agora, tornam-se de uso ilimitado, embora a MS alerte para que possam ocorrer demoras e interrupções nos períodos de uso mais intensivo. A MS continua a recomendar a subscrição Copilot Pro ($20), para ter direito a acesso prioritário e integração com funcionalidades acrescidas em apps como o Word, Excel e Powerpoint.


YouTube promete publicidade menos intrusiva

O YouTube está a fazer alterações e diz que irá tentar evitar a apresentação de publicidade em momentos inadequados, como no meio de cenas de acção ou no meio de uma frase de uma apresentação.

Em vez disso, irá ajustar a sua apresentação para coincidir com momentos de pausa ou de transição. Embora seja positivo para os utilizadores, o propósito do YouTube, como o próprio serviço refere, é reduzir a quantidade de pessoas que fica frustrada de tal forma que simplesmente optam por abandonar a visualização do vídeo.


Tesla lança "FSD" na China


A Tesla parece ter lançado o modo FSD na China, ou pelo menos, um modo aproximado que até tem um nome completamente diferente: "Urban Road Autopilot Assistance" (URAA).

O sistema parece ter capacidade de navegar nas ruas citadinas, mas diz-se que a Tesla tem falta de dados referentes à condução na China para poder lançar um FSD ao nível daquele que fornece nos EUA. O que é certo é que, com cada vez mais fabricantes chineses a disponibilizarem os seus modos de assistência à condução, a Tesla não se pode arriscar a ficar (eternamente) para trás.



Dark Horse encerra app iOS

Servindo como mais um exemplo para os riscos das compras de conteúdos digitais, a Dark Horse anunciou que irá encerrar a sua app iOS e serviço digital, com os utilizadores a terem até 30 de Março para descarregarem os livros de banda desenhada que tiverem comprado.

Embora por agora ainda seja possível criar uma conta e aceder a estes livros através do site da Dark Horse, mesmo esse meio só está assegurado até ao Verão de 2025, podendo ser removido posteriormente. A Dark Horse também relembra que os clientes não são verdadeiramente donos dos livros comprados, mas apenas das licenças para acederem aos mesmos - que aparentemente podem ser revogadas sempre e quando uma empresa desejar, deixando os clientes pagantes em modo "desenrasquem-se".


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O formato Compact Card de cartões de memória foi lançado em 1994, com os primeiros cartões a serem fabricados pela SanDisk. Mais recentemente, evoluiu para o formato XQD card que usa interface PCIe para velocidades mais elevadas, mas perdendo a compatibilidade com o formato anterior.

1 comentário:

  1. Um bocado injusta a notícia da Dark Horse, comparando a situação com muitos outros serviços que não dão alternativa. A Dark Horse disponibiliza e aconselha a que os utilizadores descarregem as BDs para um dispositivo à sua escolha. Tornando, de facto, o conteúdo pertencer ao comprador. Sobre a curiosidade do dia o formato "Compact Card" não existe, existe sim o CompactFlash e não é uma questão de evolução mas sim um novo formato. Já existem vários formatos de CF que não são compatíveis com os originais.

    ResponderEliminar