A Microsoft continua a adicionar funcionalidades ao Notepad, agora passando a suportar formatação de texto e Markdown.
Seria suposto o Notepad ser um editor básico de texto, mas a MS parece não estar importada com isso e começa a transformá-lo em algo que começa a ser cada vez mais próximo do extinto WordPad e até do Word.
O Notepad para Windows 11 passa a ter suporte para formatação de texto básica, com texto em bold e itálico, hiperligações, e até Markdown. Novidades que por agora estão a ser testadas nos canais Canary e Dev. A aplicação passa a contar com uma nova barra de formatação no topo, ao lado dos menus clássicos Ficheiro, Editar e Ver. Os utilizadores podem aplicar estilos como negrito, itálico, listas, títulos e inserir links. Também é possível alternar entre a visualização formatada de Markdown e o seu código original. Para quem preferir manter o Notepad como ferramenta de texto simples, é possível remover toda a formatação e desactivar esta funcionalidade nas definições da aplicação.
Esta mudança surge pouco depois da Microsoft começar a testar uma nova funcionalidade chamada "Escrever", que usa inteligência artificial para gerar texto com base em sugestões do utilizador. O risco é que, a manter este ritmo de acrescentar funcionalidades, em breve o Notepad poderá tornar-se numa versão "light" do Word.
2025/05/31
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)