A nova app Meta AI está a gerar bastante polémica em relação à (falta de) privacidade, com utilizadores a partilharem, inadvertidamente, conversas privadas, clips de áudio e imagens. A aplicação tem um botão de partilha dessas interacções, mas muitos utilizadores parecem não perceber que essas publicações ficam visíveis para toda a gente, tendo já levado à divulgação de informações pessoais e sensíveis.
Entre os exemplos já vistos estão perguntas sobre evasão fiscal, dúvidas legais sobre familiares, e até nomes completos associados a processos judiciais. Outros partilharam moradas ou detalhes de casos de tribunal, enquanto alguns usaram a app para colocar questões estranhas, como pedidos para gerar imagens de personagens fictícias em situações bizarras ou perguntas sobre flatulência.
O maior problema é que a app não explica claramente quais são as definições de privacidade ao partilhar, nem para onde vão essas publicações. Se alguém entrar na Meta AI com uma conta pública do Instagram, as conversas podem ficar igualmente públicas, incluindo pesquisas e confissões bastante pessoais. Muitos críticos apontam que tudo isto poderia ter sido evitado com um design mais cuidado e alertas mais claros.If a user’s expectations about how a tool functions don’t match reality, you’ve got yourself a huge user experience and security problem.
— Rachel Tobac (@RachelTobac) June 12, 2025
Humans have built a schema around AI chat bots and do not expect their AI chat bot prompts to show up in a social media style Discover feed —… https://t.co/CJ41THUXCE
Apesar de ser um produto de uma das maiores empresas tecnológicas do mundo, a app Meta AI tem tido um arranque bastante modesto, tendo atingido apenas 6.5 milhões de downloads desde o lançamento. Não sendo um número insignificante, está longe de impressionar no contexto de um gigante como a Meta. Em vez de demonstrar o poder da sua AI, a app está a ser notícia pelos piores motivos, e isso certamente não ajudará a conquistar novos utilizadores.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)