O mundo dos táxis voadores fica um pouco mais próximo, com a entrega do primeiro eVTOL de produção da Joby no Dubai.
Há anos que vamos acompanhando o desenvolvimento dos táxis voadores eVTOL - incluindo os da Joby - mas sendo algo que parece ser daquelas coisas que se vai falando, e falando, e falando, sem que nunca nada de concretize no mundo real. Mas, pode ser quye as coisas estejam prestes a mudar.
A Joby Aviation entregou o seu primeiro modelo de produção no Dubai, esperando iniciar o serviço comercial de mobilidade aérea urbana já em 2026. Por agora continua a fazer testes com os seus veículos eléctricos de descolagem e aterragem vertical (eVTOL), após vários voos bem-sucedidos com piloto a bordo. Sendo que num dos últimos testes demonstrou a sua resistência a falhas, simulando a avaria em dois rotores durante o voo, e mesmo assim sendo capaz de continuar a voar e aterrar em total segurança.
Enquanto se prepara para operar nos Emirados, a Joby também está prestes a iniciar a fase final do processo de certificação nos EUA. A FAA vai começar os voos de teste oficiais com os seus próprios pilotos, uma etapa crucial antes do início das operações com passageiros. Para além disso, serão feitos voos de demonstração nas rotas previstas antes de se avançar para viagens comerciais.
O táxi aéreo da Joby é totalmente eléctrico, tem seis rotores e pode transportar até cinco pessoas, incluindo o piloto. Alcança velocidades até 320 km/h mph, percorre mais de 240 km com uma só carga e promete ser 100 vezes mais silencioso do que os aviões tradicionais. A empresa já entregou várias unidades, incluindo uma ao exército norte-americano, e espera que Dubai seja a rampa de lançamento para outros mercados como Nova Iorque, Los Angeles e Florida.
2025/06/30
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)