2025/06/27

Windows ganha BSOD em preto este Verão

Após 40 anos, o tradicional ecrã de erro Blue Screen of Death (BSOD) do Windows vai mudar de azul para preto.

Tal como tinha sido antecipado há alguns meses, o Windows vai abandonar o seu característico Blue Screen of Death (BSDO), passando para um Black Screen of Death - que, felizmente, permite manter a designação "BSOD".

A Microsoft confirmou que o famoso ecrã azul será substituído por uma versão em preto, com um design mais limpo e informativo. A nova versão mantém a função de apresentar os códigos de erro e os drivers problemáticos (algo que a MS pretendia remover), mas abandona o fundo azul, a cara triste e o QR code. Agora, o aspecto será mais semelhante ao dos ecrãs de actualização do Windows, o que visa ser menos "assustador" e facilitar a leitura por parte dos utilizadores e técnicos.
Segundo a Microsoft, esta mudança tem como objectivo tornar os erros mais fáceis de identificar, tanto para os utilizadores como para os administradores de sistemas.

O novo Black Screen of Death chegará com uma actualização do Windows 11 durante o Verão, acompanhada da nova funcionalidade Quick Machine Recovery, que permite recuperar sistemas que deixaram de arrancar. Estas mudanças fazem parte de um esforço mais alargado da Microsoft para tornar o Windows mais robusto, especialmente após incidentes como o CrowdStrike, que causou falhas catastróficas generalizadas o ano passado.

Claro que se coloca a pergunta: como irá a MS resolver os casos de erros que impeçam o Quick Machine Recovery de funcionar?

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)