A Google está a testar um novo sistema de pesquisa com AI para organizar melhor os resultados, chamado Web Guide.
A Google está a lançar uma nova experiência chamada Web Guide, uma funcionalidade baseada em inteligência artificial que agrupa os resultados de pesquisa por temas relacionados. A ideia é tornar mais fácil navegar por tópicos complexos, apresentando os resultados organizados em categorias específicas dentro da própria página de pesquisa.
Esta funcionalidade faz parte do Search Labs, um programa experimental da Google onde os utilizadores podem activar e desactivar as ideias em teste, como o AI Mode ou o Notebook LM. O Web Guide, neste caso, usa o modelo Gemini para compreender melhor o que o utilizador procura e sugerir páginas que poderiam passar despercebidas numa pesquisa tradicional.
A Google explica que o Web Guide é especialmente útil para pesquisas abertas ou mais longas, do estilo "como viajar sozinho no Japão" ou questões mais pessoais como "quais as melhores ferramentas para manter contacto com a família em diferentes fusos horários?". Os resultados surgem agrupados por categorias, como guias completos, dicas de segurança, ou relatos de experiências pessoais. Por enquanto, o Web Guide está disponível apenas no separador "Web" para quem optar por participar no teste, mas a Google planeia alargar a funcionalidade ao separador "Tudo" no futuro. Os utilizadores podem desactivar esta nova forma de visualização a qualquer momento e voltar ao formato de resultados tradicional.
Esta experiência surge numa altura em que também começa a ser cada vez mais notório o impacto dos resultados AI na redução das visitas aos sites. Mas, quanto a isso não haverá muito a fazer - da mesma forma que também não houve grande solidariedade para com os sites de índices para páginas da internet, que foram praticamente extintos com o surgimento dos motores de pesquisa. A grande diferença é que, nessa transição, se alterou apenas a forma como os utilizadoes chegavam aos sites que procuravam, e agora os resumos AI e assistentes AI evitam por completo que se tenha que visitar qualquer site.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)



















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)