2025/07/15

MB Way ganha pagamentos NFC nos iPhone

Devido às exigências da UE, a app MB Way torna-se a primeira app da zona euro a permitir pagamentos NFC nos iPhones.

A funcionalidade de pagamentos contactless via tecnologia NFC (Near Field Communication) já está disponível para utilizadores da app MB WAY com equipamentos iOS. Através desta actualização que está a ser disponibilizada aos utilizadores de forma gradual, passa a ser possível realizar pagamentos por aproximação directamente com o iPhone, utilizando o MB WAY, à semelhança do que já era possível em dispositivos Android.

Esta evolução foi possibilitada pela entrada em vigor da Lei dos Mercados Digitais (DMA) da União Europeia, que exigiu a abertura do acesso à tecnologia NFC nos dispositivos Apple por apps de terceiros. Até agora esta funcionalidade encontrava-se reservada exclusivamente a soluções desenvolvidas pela própria Apple.

A funcionalidade está disponível para equipamentos com sistema operativo iOS a partir da versão 17.4, sendo necessário garantir a versão mais recente da app MB WAY.

Para activar os pagamentos por NFC no iPhone basta seguir estes passos:
  • Abrir a app MB WAY > Pagar com MB WAY > NFC
  • Aceder às Definições > Aplicações > MB WAY > Ativar Contactless & NFC;
  • Definir o MB WAY como aplicação predefinida para pagamentos contactless – Definições > Aplicações > MB WAY > Aplicação contactless predefinida;
  • Após os pontos anteriores pode utilizar o atalho de pagamento via duplo clique no botão lateral do iPhone ou aceder à funcionalidade através do menu da app.

O processo de configuração inicial é ainda um pouco complicado, obrigando os utilizadores a saltar entre a app e as definições do sistema, mas é algo que só terá que ser feito uma vez.

O maior problema do ponto de vista de utilização será o facto de se ter que seleccionar a app como pré-definida para todos os pagamentos contactless, o que poderá não ser o mais conveniente para todos os utilizadores - especialmente para aqueles que já tiverem vários cartões definidos na Wallet e quiserem manter essa conveniência. No entanto, para quem não usar a Wallet e preferir usar o MB Way, será algo extremamente positivo e sem qualquer inconveniente.

Acima de tudo, e o mais importante, deixa a decisão a cargo dos utilizadores, que podem optar por configurar o iPhone para fazer aquilo que bem entenderem - algo que parece irritar profundamente a Apple quando apenas é conseguido por custa de exigências da UE.

5 comentários:

  1. Não é necessário definir como aplicação default para poder utilizar, eu não tenho.

    Basta abrir a app para pagar e escolher nfc no modo de pagamento.

    ResponderEliminar
  2. Por este andar, qualquer dia temos o Google Pay a funcionar no iPhone :P

    ResponderEliminar
  3. Não percebo esta implementação. Não era melhor o MB Way criar um cartão MB way virtual e depois cada um simplesmente adicioná-lo à sua wallet, ficando a ser mais um cartão de pagamento como outro qualquer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As comissões já são pagas pelos comerciantes na modalidade MB Way "tradicional". Penso que não iria mudar nada.

      Eliminar