A Samsung está a forçar o bloqueio do bootloader nos smartphones que instalem a One UI 8.
A nova versão da interface da Samsung, One UI 8 baseada no Android 16, já está disponível de forma estável para os Galaxy Z Fold7 e Z Flip7. Também há uma versão beta a circular entre alguns utilizadores dos Galaxy S e modelos dobráveis mais antigos. No geral, a actualização tem sido bem recebida, mas nem todos estão satisfeitos.
Os utilizadores mais avançados, que gostam de personalizar os seus equipamentos, estão a descobrir que já não é possível desbloquear o bootloader com a nova versão do sistema - e este bloqueio está presente tanto na versão estável como na beta. Isto significa que instalar ROMs personalizadas ou fazer root torna-se, para já, impossível. Mesmo utilizadores com modelos anteriores, que já tinham o bootloader desbloqueado, viram-no ser automaticamente bloqueado após actualizarem para a beta da One UI 8. Ou seja, o bloqueio é imposto mesmo sem aviso.
Uma análise ao código do sistema revela que a funcionalidade foi removida por completo, não se tratando de algo que possa ser reactivado facilmente usando um novo método. Facilmente se pode imaginar que a Samsung irá utilizar as justificações habituais, de que tal é feito para proteger os utilizadores e reforçar a segurança dos seus equipamentos, mas para quem quiser ter a liberdade de mexer no sistema o mais provável é que tenha que se manter no One UI anterior ou procurar um smartphone mais amigo dessas modificações.
2025/07/29
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)


















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)