2025/08/27

Elon Musk processa Apple e OpenAI

Elon Musk está a processar a Apple e a OpenAI, que diz terem uma relação que impede o sucesso de concorrentes como o Grok.

Tal como tinha ameaçado, Elon Musk avançou com um processo contra a Apple e a OpenAI, alegando que a parceria para integrar o ChatGPT no iPhone está a criar monopólios injustos tanto no mercado dos smartphones como no da inteligência artificial. De acordo com a acção judicial, as empresas X e xAI defendem que a App Store da Apple dá menos destaque a concorrentes como o Grok, dificultando a sua competitividade.

Além da questão do destaque dado na App Store, o processo também refere que os utilizadores de iPhone são incentivados a usar o ChatGPT como assistente predefinido ao activarem o Apple Intelligence. Musk considera que isto impede a concorrência, deixando pouco espaço para outros intervenientes na indústria. Já antes tinha acusado a Apple de manipular os rankings da App Store para manter a OpenAI no topo, classificando isso como uma violação das regras de concorrência - algo que já foi desmentido pela Apple.
Segundo o processo, apesar de as apps X e Grok terem alcançado boas posições em número de downloads, nunca surgiram na secção "Must-Have Apps" da App Store, onde Musk diz que o ChatGPT foi o único chatbot presente no final de Agosto de 2025. Para Musk, isto é prova de que a Apple favorece a OpenAI em prejuízo dos rivais. A Apple já rejeitou as acusações, e também a OpenAI também desvalorizou o processo, classificando-o como parte de habitual "padrão de assédio" por parte de Musk.

Com rumores que indicam que a Apple se prepara para oferecer uma mais vasta selecção de agentes AI no iOS 26, este processo arrisca-se a não dar em nada, a não ser ir distraindo das promessas não cumpridas de Musk (até o seu prometido novo partido político já foi cancelado).

1 comentário:

  1. Duas bestas sentadas. Basicamente, uma besta a acusar outra besta acerca de coisas bestas que os próprios querem impor à humanidade que, também ela, besta é.

    Muito deles se falará (e de outros semelhantes) na próxima grande crise mundial... Pode ser que até lá o alucinado dos foguetões financiados já tenha conseguido ir para Marte (risos).

    ResponderEliminar