2025/08/14

Apple nega preferência pelo ChatGPT na App Store

Acusada de penalizar o X e Grok, a Apple diz que não tem "favoritos" e que a App Store segue regras claras para as promoções e recomendações de apps.

A Apple respondeu às acusações de Elon Musk de que a App Store favorece injustamente o ChatGPT da OpenAI em detrimento de outras apps de AI. A empresa de Tim Cook assegura que a App Store é "justa e livre de preconceitos", com a promoção de apps baseada em tabelas de classificação, recomendações algorítmicas e listas mantidas por especialistas segundo critérios objetivos. O objectivo, diz a Apple, é oferecer uma descoberta segura para os utilizadores e ajudar os programadores a alcançar mais pessoas nas diversas categorias em que as apps se inserem.

Musk ameaçou processar a Apple, alegando que esta está a violar leis de concorrência ao tornar "impossível" que qualquer app AI, para além do ChatGPT, chegue ao primeiro lugar. Apontou também a inclusão do ChatGPT na secção "Must Have" como exemplo de favorecimento, dizendo que o Grok e o X estão excluídos. No entanto, demonstrando desde logo que estas acusações não são inteiramente verdade, ainda este ano a app AI DeepSeek chegou ao topo da App Store e, actualmente, o Grok ocupa a quinta posição nas apps gratuitas, enquanto o X está no 32º lugar (nos EUA).
O CEO da Tesla e do X acusou ainda a Apple de se recusar a destacar o Grok nas listas de recomendações, mas a app tem estado envolvida em polémicas recentes, desde auto-designar-se por "mechaHitler" a permitir a criação de conteúdo para adultos e deepfakes de celebridades, coisas a que a Apple não quererará estar associada.

O assunto descambou também para uma total "peixeirada", quando o CEO da OpenAI, Sam Altman, respondeu às críticas lembrando que o próprio Musk já manipulou o algoritmo do X para favorecer as suas empresas, dando origem a uma troca de acusações que depressa atingiu níveis que não se esperaria ver entre CEOs de empresas bilionárias - incluindo Elon Musk a acusar Sam Altamn de ter abusado a sua irmã.

Musk também ficou irritado por haver publicações de Sam Altman que têm interacção com centenas de milhares de seguidores, enquanto algumas das suas nem sequer chegam a uma fracção desse valor apesar dele ter muitos mais milhões de seguidores... a que Sam Altman disse que se calhar Musk é seguido principalmente por bots.

Veremos se o assunto se fica por aqui e é rapidamente esquecido (ao estilo dos pedidos que Musk fazia a propósito da revelação dos ficheiros Epstein), ou se continuará a aumentar de tom - e baixar de nível - num verdadeiro "lavar de roupa suja" em praça pública.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)