Elon Musk arranjou nova polémica, desta vez acusando a Apple de estar a penalizar o Grok na App Store face ao ChatGTP da OpenAI.
Parece que não há semana que passe em que Musk não arranje forma de se manter nas notícias (talvez propositadamente?), e depois da fase "Epstein" em que insistentemente desafiou Trump a revelar os documentos que tinha prometido revelar durante a campanha presidencial - e que agora diz não existirem - aponta a mira à Apple.
Elon Musk diz que a sua empresa de inteligência artificial, xAI, vai avançar com acções legais contra a Apple, acusando-a de manipular o ranking da App Store para favorecer apps rivais. Segundo Musk, nem a rede social X nem o chatbot Grok aparecem nas listas de apps recomendadas do iOS, apesar de serem líderes nas suas categorias. O empresário considera esta prática uma violação clara das leis de concorrência. Numa volumosa série de publicações no X, Musk acusou a Apple de criar um ambiente em que apenas a OpenAI conseguiria alcançar o topo das tabelas da App Store. Acusações em que maioritariamente se limitou a republicar "queixas" de conhecidos apoiantes das suas empresas, ignorando todas as outras que desde logo demonstravam o contrário:
Apple behaves like it’s owned by OpenAI – why? https://t.co/sWYXmBtCl5
— Elon Musk (@elonmusk) August 12, 2025
Anti-trust behavior by Apple! https://t.co/MwEuWwkQPW
— Elon Musk (@elonmusk) August 12, 2025
Hey @Apple App Store, why do you refuse to put either 𝕏 or Grok in your “Must Have” section when 𝕏 is the #1 news app in the world and Grok is #5 among all apps?
— Elon Musk (@elonmusk) August 11, 2025
Are you playing politics? What gives? Inquiring minds want to know. https://t.co/3wenLZGtwG
Apple is behaving in a manner that makes it impossible for any AI company besides OpenAI to reach #1 in the App Store, which is an unequivocal antitrust violation.
— Elon Musk (@elonmusk) August 12, 2025
xAI will take immediate legal action.
Críticas que parecem não ser inteiramente justificadas, já que um salto rápido à App Store revela que de facto o X é promovido pela Apple na primeira posição das "Essential Social Apps".
E até Sam Altman (da OpenAI) não se conteve, lançado contra-acusações bastante agressivas:Right there on “essential social apps” pic.twitter.com/u5AkHg51dR
— rui mizusaki🇺🇦🇪🇺 (@ruimizusakilebs) August 12, 2025
Outras pessoas também se apressaram a relembrar que outros serviços AI já ultrapassaram o ChatGPT - como o DeepSeek AI - embora de forma temporária, contrariando as alegações de Musk de que a Apple está a manipular artificialmente os rankings para manter a OpenAI no topo das tabelas.This is a remarkable claim given what I have heard alleged that Elon does to manipulate X to benefit himself and his own companies and harm his competitors and people he doesn't like. https://t.co/HlgzO4c2iC
— Sam Altman (@sama) August 12, 2025
A situação ganha contornos irónicos quando se tem em conta que existem estudos que acusam Elon Musk de ter manipulado o X para promover as suas próprias publicações, e de que até o Grok tinha instruções para censurar conteúdos que criticassem Musk e Trump, e na versão mais recente verificasse as opiniões de Musk antes de dar respostas.
Apesar da Apple não ser nenhuma "santa" na forma como mantém a App Store fechada, neste caso parece tratar-se apenas de um caso de um bilionário com uma mega-plataforma social ficar descontente por uma gigante tecnológica não lhe dar o destaque que considera merecer. Talvez, depois de Tim Cook ter oferecido um troféu de vidro e ouro a Trump, também tenha que fazer o mesmo a Elon Musk.
E no meio disto tudo, lá cai a exigência da revelação dos documentos Epstein no esquecimento...
Actualização: A Apple diz que não tem apps favoritas, mas a peixeirada entre Musk e Altman não parou.


















Que nódoa de ser humano. Um "génio" que não passa de um empresário altamente engenhoso, patife e aproveitador das massas.
ResponderEliminarO mundo agradecerá quando estas bestas desaparecerem de cena.