2025/08/12

Elon Musk ameaça processar Apple por não colocar Grok nas tabelas da App Store

Elon Musk arranjou nova polémica, desta vez acusando a Apple de estar a penalizar o Grok na App Store face ao ChatGTP da OpenAI.

Parece que não há semana que passe em que Musk não arranje forma de se manter nas notícias (talvez propositadamente?), e depois da fase "Epstein" em que insistentemente desafiou Trump a revelar os documentos que tinha prometido revelar durante a campanha presidencial - e que agora diz não existirem - aponta a mira à Apple.

Elon Musk diz que a sua empresa de inteligência artificial, xAI, vai avançar com acções legais contra a Apple, acusando-a de manipular o ranking da App Store para favorecer apps rivais. Segundo Musk, nem a rede social X nem o chatbot Grok aparecem nas listas de apps recomendadas do iOS, apesar de serem líderes nas suas categorias. O empresário considera esta prática uma violação clara das leis de concorrência. Numa volumosa série de publicações no X, Musk acusou a Apple de criar um ambiente em que apenas a OpenAI conseguiria alcançar o topo das tabelas da App Store. Acusações em que maioritariamente se limitou a republicar "queixas" de conhecidos apoiantes das suas empresas, ignorando todas as outras que desde logo demonstravam o contrário:

Críticas que parecem não ser inteiramente justificadas, já que um salto rápido à App Store revela que de facto o X é promovido pela Apple na primeira posição das "Essential Social Apps".
E até Sam Altman (da OpenAI) não se conteve, lançado contra-acusações bastante agressivas:
Outras pessoas também se apressaram a relembrar que outros serviços AI já ultrapassaram o ChatGPT - como o DeepSeek AI - embora de forma temporária, contrariando as alegações de Musk de que a Apple está a manipular artificialmente os rankings para manter a OpenAI no topo das tabelas.

A situação ganha contornos irónicos quando se tem em conta que existem estudos que acusam Elon Musk de ter manipulado o X para promover as suas próprias publicações, e de que até o Grok tinha instruções para censurar conteúdos que criticassem Musk e Trump, e na versão mais recente verificasse as opiniões de Musk antes de dar respostas.

Apesar da Apple não ser nenhuma "santa" na forma como mantém a App Store fechada, neste caso parece tratar-se apenas de um caso de um bilionário com uma mega-plataforma social ficar descontente por uma gigante tecnológica não lhe dar o destaque que considera merecer. Talvez, depois de Tim Cook ter oferecido um troféu de vidro e ouro a Trump, também tenha que fazer o mesmo a Elon Musk.

E no meio disto tudo, lá cai a exigência da revelação dos documentos Epstein no esquecimento...


Actualização: A Apple diz que não tem apps favoritas, mas a peixeirada entre Musk e Altman não parou.

1 comentário:

  1. Que nódoa de ser humano. Um "génio" que não passa de um empresário altamente engenhoso, patife e aproveitador das massas.

    O mundo agradecerá quando estas bestas desaparecerem de cena.

    ResponderEliminar