2025/08/11

Windows 11 tranfere mais algumas funções do Control Panel para os Settings

O velhinho Control Panel do Windows continua a ser indispensável, mas a Microsoft está a transferir mais algumas funções para a secção de Definições do Windows 11.

Mais de uma década após de prometer simplificar o Windows, a Microsoft continua a mover funcionalidades do antigo Painel de Controlo para a app Definições. A mais recente actualização para Insiders traz opções como ajustes de relógio, servidores de tempo, formatação de hora, números e moeda, activação do suporte UTF-8, além de configurações para o atraso de repetição de teclas, e a velocidade de intermitência do cursor.

Esta transição tem sido um processo ultra longo e demorado. Já em 2014, no Windows 10, muitos utilizadores ficavam intrigados (e frustrados) porque era necessário alternar entre Definições e Painel de Controlo para tarefas simples, como esquecer uma rede (nas Definições) ou alterar definições de IP (algo que só podia ser feito no Painel de Controlo "antigo"). A promessa era centralizar tudo num único local, mas o Painel de Controlo resiste a desaparecer, e demonstra como não é fácil querer redesenhar um sistema que tem um longo historial de décadas por trás.

Outra novidade desta actualização é a integração de notificações de apps móveis no menu Iniciar, através da secção Phone Link. Antes, apenas mensagens, chamadas e fotos eram sincronizadas; agora, praticamente qualquer app do smartphone poderá enviar alertas directamente para o Windows.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)