2025/08/11

Japão obriga Apple a permitir browsers alternativos no iOS

Também no Japão se vão derrubando as muralhas da Apple em torno do iOS, com a exigência de que terá que permitir browsers alternativos - sem WebKit - a partir de Dezembro.

O Japão vai seguir os passos da União Europeia e impor mudanças significativas à forma como a Apple gere o iOS. Com o nova Smartphone Act, que entra em vigor em Dezembro, a empresa será obrigada a permitir browsers de terceiros que utilizem qualquer motor de renderização, acabando com a actual exigência de que todos os browsers na App Store tenham forçosamente que utilizar o WebKit do sistema.

Já antevendo as habituais tácticas criativas da Apple, a lei também proíbe práticas que, mesmo cumprindo tecnicamente a regra, tornem inviável ou pouco prática a utilização de outros motores. Assim, a Apple terá de garantir que os developers possam usar alternativas ao WebKit sem obstáculos artificiais que prejudiquem a experiência do utilizador. Além disso, a Apple terá de dar a esses browsers o acesso às mesmas APIs usadas pelo Safari e WebKit, sem restrições. A empresa poderá ainda oferecer APIs adicionais, mas estas não podem colocar os concorrentes em desvantagem face ao browser oficial do sistema.

Outra exigência da Smartphone Act é a introdução de ecrãs de escolha do browser, apresentados logo após a primeira activação do dispositivo, para que os utilizadores possam seleccionar o seu browser preferido de forma simples e imediata.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)