A Apple diz que os riscos que têm sido vistos até nos iPhones expostos nas lojas Apple se devem aos suportes MagSafe nas lojas, que podem ser velhos e estar "gastos". Refere ainda que, em muitos casos, os riscos visíveis não são propriamente riscos, mas sim material dos suportes que fica nos iPhones, e que pode ser limpo, deixando o iPhone com a aparência original.
Até aqui tudo bem, é uma explicação perfeitamente plausível e que pode explicar alguns dos casos relatados. Onde as coisas começam a entrar na "linguagem Apple" é quando a empresa tenta redefinir as leis da física. Como foi demonstrado em vídeo, as arestas do novo módulo de câmaras dos iPhone 17 Pro são particularmente susceptíveis a "perder a cor" com facilidade. No vídeo do JerryRigEverything foi explicado que isso acontece devido ao processo de anodização do alumínio não ter superfície suficiente para criar a camada colorida da mesma forma que faz numa área plana, e que isso poderia/deveria ter sido minimizado pela Apple alicando uma borda curva ou com um chanfro. Ora, a Apple também aborda esta questão, com um pouco elucidativo "as arestas do iPhone 17 Pro têm características semelhantes às arestas noutros produtos da Apple", e que "apesar de cumprirem com os testes de durabilidade da Apple", podem exibir "sinais normais de uso".
Ou seja, explica e explica, para acabar por dizer que afinal as arestas dos iPhone 17 Pro vão riscar e perder a cor com mais facilidade.
Uma consulta a um assistente AI comprova as queixas:
Sharp edges may result in a thinner oxide layer due to the "edge effect," where current density is higher, potentially causing uneven coating or micro-porosity. This can slightly reduce corrosion resistance or dye uptake (for colored anodizing) at the edge compared to flat surfaces. A slightly rounded or chamfered edge (even a small radius of 0.1–0.5 mm) can improve oxide layer consistency by reducing current concentration.
Para quem tiver um iPhone 17 Pro e o quiser manter livre de riscos, o recomendável será utilizar uma capa de protecção, eventualmente uma capa transparente para mostrar as novas cores - ou uma capa normal, que acaba por derrotar o propósito de escolher um iPhone colorido.



















Até me admira não terem culpado a União Europeia por causa dos riscos.
ResponderEliminarDá-lhes mais uns dias... :D
EliminarRealmente. :)
Eliminar