2025/09/25

Microsoft 365 Copilot ganha Claude como modelo AI

O distanciamento da Microsoft e a OpenAI vai-se fazendo notar, agora com a chegada do Claude da Anthropic ao Microsoft 365 Copilot.

A Microsoft anunciou a chegada dos modelos AI Claude Sonnet 4 e Claude Opus 4.1, da Anthropic, ao Microsoft 365 Copilot. Até agora, o serviço recorria apenas aos modelos da OpenAI, mas esta integração abre a porta a maior flexibilidade para utilizadores do Researcher e do Copilot Studio, que poderão escolher entre diferentes motores AI.

No Researcher, os utilizadores licenciados verão um botão “Experimentar Claude”, que permite activar o modelo da Anthropic e alternar facilmente entre as opções da OpenAI e da concorrente. Já no Copilot Studio, será possível criar e gerir agentes que recorrem aos modelos da Anthropic para tarefas de raciocínio profundo, automação de fluxos de trabalho, e agentes flexíveis.
Apesar desta parceria, os modelos Claude continuam a ser alojados na AWS, rival directa da Microsoft em serviços de cloud. A Microsoft acede à tecnologia através da API da Anthropic, mas os analistas acreditam que um futuro acordo para trazer os modelos para o Azure é apenas uma questão de tempo, tal como aconteceu recentemente com a integração dos modelos Grok 3 da xAI.

Esta novidade surge pouco depois de a Microsoft ter começado a privilegiar a Anthropic no Visual Studio Code, onde o GitHub Copilot já recorre principalmente ao Claude Sonnet 4. Há também indícios de que o Excel e o PowerPoint serão os próximos a fazer esta transição, depois de a empresa ter concluído que os modelos da Anthropic superam, em alguns cenários, os da OpenAI.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)