O novo BMW iX3 Neue Klasse estreia sistema de assistência à condução Snapdragon Ride Pilot da Qualcomm.
A BMW revelou o novo iX3 e, embora o design renovado e a motorização eléctrica sejam os elementos de destaque, há também novidades na tecnologia de assistência à condução autónoma. O SUV estreia o Snapdragon Ride Pilot, um sistema de assistência desenvolvido em parceria com a Qualcomm ao longo dos últimos três anos.
O sistema não é promovido como sendo totalmente autónomo, mas assegura funções avançadas de Nível 2+, permitindo condução em autoestrada sem mãos no volante e navegação em ambientes urbanos complexos, desde que o condutor se mantenha atento - em contraste com o que uma certa outra marca faz, em que promove as capacidades "autónomas" e depois coloca a necessidade de supervisão permanente quase como um mero detalhe adicional. Alimentado pelos chips Snapdragon Ride, este sistema da Qualcomm tem 20 vezes mais desempenho do que o anterior e processa dados de câmaras HD, radares, mapas, e posicionamento por satélite.
Entre as funcionalidades estão as mudanças de faixa contextuais, assistente de condução em autoestrada, e apoio ao estacionamento com recurso a AI. No interior, uma câmara garante que o condutor continua atento. O sistema foi concebido para evoluir, recebendo melhorias através de dados recolhidos e actualizações over-the-air (OTA).
Embora o iX3 seja o primeiro a receber esta tecnologia, a Qualcomm pretende disponibilizar o Snapdragon Ride Pilot a outros fabricantes, promovendo a adopção e uso global de sistemas de assistência de condução. Já foi validado para uso em 60 países e deverá chegar a mais de 100 até 2026.
2025/09/08
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)



















E muito provavelmente em contagem regressiva para passar de incluído para todos os clientes, sem custos acrescidos, a subscrição paga...
ResponderEliminar