2025/09/07

BMW revela novo iX3 "Neue Klasse"

A BMW revelou o novo iX3, o seu primeiro eléctrico da geração "Neue Klasse" que aposta no estilo e também na tecnologia.

A BMW apresentou oficialmente o iX3, o primeiro modelo construído sobre a nova plataforma “Neue Klasse”, marcando um passo importante no futuro eléctrico da marca. Revelado no salão automóvel de Munique, o iX3 não é apenas um SUV com especificações de respeito, mas também reforça a aposta da BMW nos veículos definidos por software. É o primeiro de 40 modelos Neue Klasse que chegarão nos próximos dois anos.

O iX3 estreia uma arquitectura de 800 volts e carregamentos ultrarrápidos de até 400kW, capazes de acrescentar cerca de 370 km em apenas 10 minutos. Equipado com as novas células de bateria cilíndricas Gen6 da BMW, promete mais autonomia, carregamentos mais rápidos, maior eficiência e custos de produção mais baixos. A primeira versão, o iX3 50 xDrive, terá tracção integral com 463 cavalos e chegará ao mercado no próximo ano (2026).
No interior, estreia-se o supercomputador "Heart of Joy", que unifica funções como tracção e estabilidade num único sistema, tornando o carro mais inteligente e divertido de conduzir. O novo ecrã iDrive corre no sistema operativo X da BMW, mas mantém botões físicos para os controlos mais importantes, reduzindo distracções. As actualizações over-the-air vão acrescentar novas funcionalidades, e o iX3 será compatível com chaves digitais, Apple CarPlay e Android Auto. Recorre também a um novo "HUD panorâmico" na base do pára-brisas, ao estilo do YU7 da Xiaomi e outros modelos. O veículo estreia também o uso do sistema Snapdragon Ride Pilot de assistência à condução.

Em termos de design, o iX3 aposta numa grelha vertical mais discreta e linhas mais elegantes face a outros eléctricos da marca. Com rivais como a Tesla e os fabricantes chineses a apostar forte na tecnologia e no preço, a BMW espera que o iX3 ofereça o equilíbrio certo entre autonomia, desempenho e software, reforçando o seu lema de criar "a máquina de condução definitiva" também na era eléctrica. Resta esperar é que não exagere ainda mais na sua tendência de fornecer funcionalidades por subscrição.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)