2025/09/03

Google desmente falha de segurança no Gmail

A Google diz que não há motivo para alarme, e que não existe qualquer falha de segurança em larga escala no Gmail.

A Google negou os rumores de uma grande falha no Gmail, garantindo que o seu serviço de email continua seguro. As especulações surgiram após alguns alertas de phishing e a confusão com um incidente separado ligado a servidores Salesforce no início do Verão, que levou algumas pessoas a crer que todas as 2.5 mil milhões de contas do Gmail estavam em risco.

Num comunicado breve, a empresa afirmou que a segurança do Gmail continua "forte e eficaz", bloqueando mais de 99.9% das tentativas de phishing e malware antes de chegarem às caixas de entrada dos utilizadores. A Google esclareceu ainda que, apesar do aumento recente de ataques de phishing, nunca foi enviado um alerta global a todos os utilizadores e que as notícias sobre uma fuga de dados em larga escala são completamente falsas. O alarme terá resultado de uma combinação de factores: em Junho houve, de facto, uma falha num servidor corporativo Salesforce, mas apenas com dados de contacto públicos, sem qualquer acesso a informações privadas do Gmail. Ao mesmo tempo, a Google começou a enviar avisos pontuais de phishing, que acabaram por confundidos com um suposto ataque em larga escala por alguns utilizadores.

Embora insista que não existe um risco acrescido, a Google aproveitou para relembrar boas práticas de segurança online. Entre elas, desconfiar de emails suspeitos e considerar o uso de Passkeys em vez de passwords tradicionais. Ou seja, embora ainda não seja desta que se tenha um ataque em larga escala ao Gmail, isso não invalida que continue a ser imprescindível manter as boas práticas de segurança digital, que no mínimo passam por activar a autenticação 2FA para todos os serviços críticos (ou o uso de Passkeys).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)