2025/10/26

Mercedes cria motor de 12.7 kg com mais de 1000 cv

A YASA, empresa da Mercedes, bateu novo recorde com um motor axial capaz de gerar mais de 1000 cv apesar de pesar menos de 13 kg.

A YASA, empresa britânica especializada em motores eléctricos que foi comprada pela Mercedes-Benz, voltou a bater o seu próprio recorde mundial de peso/potência, apresentando um protótipo que pode mudar a concepção dos veículos eléctricos na próxima década.

O novo motor axial-flux atinge uns impressionantes 59 kW/kg, uma melhoria de quase 50% face ao anterior recorde de 42 kW/kg estabelecido pela própria YASA no início do ano. Apesar de pesar apenas 12.7 kg este motor consegue gerar 1.006 cavalos de potência (750 kW) em pico. Mesmo em utilização contínua, o motor mantém uma potência entre 350 e 400 kW (cerca de 470 a 600 cv), valores notáveis para algo tão compacto.
O mais surpreendente é que o protótipo não recorre a materiais exóticos e foi produzido com tecnologia de fabrico que pode ser facilmente aplicada nas linhas de produção actuais, o que significa que está pronto para aplicação real e não é apenas um protótipo sem caminho fácil para produção de consumo. Segundo a marca, é a validação do design axial-flux de próxima geração, que substitui o tradicional rotor cilíndrico por um rotor em forma de disco, capaz de oferecer mais binário e potência com menos massa.

A Mercedes-Benz, que adquiriu a YASA em 2021, planeia utilizar esta tecnologia de motor axial-flux nos seus futuros modelos AMG, iniciando uma nova era de motores eléctricos ultraleves e potentes. Colocando-se um destes motores em cada roda, ficamos com um veículo com mais de 4000 cv de potência de pico (pesando menos de 50 kg em motores)!

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)