2025/11/05

Novo Nissan Leaf atinge 500 km de autonomia em teste real

O Nissan Leaf 2026 parece conseguir superar a autonomia anunciada e chegar aos 500 km/h em circunstâncias de uso real.

O Nissan Leaf 2026 está a dar que falar, não só pelo seu design renovado e preço acessível, mas também pela sua autonomia. Um novo teste independente nos EUA revelou que o icónico modelo, um dos modelos de referência na transição para a mobilidade eléctrica, consegue ultrapassar confortavelmente as estimativas oficiais.

A empresa de testes Edmunds levou o Nissan Leaf Platinum+ ao limite, conduzindo-o até a bateria ficar completamente descarregada. Apesar de a EPA (agência ambiental dos EUA) indicar uma autonomia oficial de 417 km, o Leaf percorreu 499 km - 20% mais que o anunciado. O teste também revelou uma eficiência de 17.26 kWh/100 km, colocando o Leaf entre os eléctricos mais eficientes do mercado.
A diferença entre o resultado da EPA e o da Edmunds deve-se ao tipo de teste. O teste da EPA baseia-se em 55% condução urbana e 45% em autoestrada, enquanto o método da Edmunds - que diz ser mais próximo do uso real pela maioria dos condutores - consiste em 60% de condução em cidade. Como os carros eléctricos são mais eficientes no trânsito urbano, o Leaf beneficiou dessa proporção.

Ainda mais curioso é o facto de o modelo testado, o Platinum+, ser a versão mais pesada e equipada. O modelo base, o S+, custa cerca de 26.500 euros e anuncia uma autonomia oficial de 488 km - o que, se se mantiver a proporção, significa que poderá atingir os 575 km reais. Algo que acaba por ficar em linha com a autonomia anunciada na Europa, que indica que o Leaf 2026 tem autonomia de até 604 km com consumos de 14.2 kWh/100 km.

Só falta ficar a saber que preço irá ter este novo Leaf em Portugal. O novo Nissan Leaf deverá chegar ao nosso país no segundo trimestre de 2026.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)