2025/11/10

Tesla adia demonstração do Roadster "voador" para 1 de Abril

O Tesla Roadster passa a ser oficialmente uma piada de 1 de Abril.

O muito atrasado Tesla Roadster está a tornar-se, literalmente, uma piada. Durante a mais recente reunião de accionistas da Tesla, Elon Musk revelou que a prometida demonstração do supercarro eléctrico "que até poderá voar" está agora marcada para o dia 1 de Abril de 2026. Isto depois de ter assegurado que essa demonstração seria feita, sem falta, antes do final deste ano.

Parecendo achar que o atraso de vários anos é algo com piada, ainda disse que esta data permitia que, em caso de novo adiamento, dizer que "estava apenas a brincar". Brincadeira ou não, a frase resume a incerteza em torno do projecto. O Roadster era suposto ser um veículo marcante para a Tesla, mas, anos depois, continua sem sair do papel - levando a uma série de cancelamentos de quem tinha feito a sua reserva, incluindo Sam Altman da OpenAI. Musk continua a prometer funcionalidades mirabolantes, incluindo que o carro será capaz de "voar” e será "mais louco do que qualquer veículo dos filmes de James Bond".

Mesmo que a demonstração aconteça a 1 de Abril de 2026, a produção só irá começar 12 a 18 meses após essa data, segundo estimativas do próprio Musk, fazendo com que o carro muito provavelmente só comece a chegar aos primeiros clientes em 2027, dez anos(!) após a apresentação inicial do projecto.

Entretanto, na China já se vão vendendo super-carros eléctricos capazes de saltar sobre buracos, chegar quase aos 500 km/hm, e bater recordes no Nurburgring.

1 comentário: