2025/11/17

Tim Cook pode abandonar a Apple em 2026

A era de Tim Cook à frente da Apple poderá terminar já no próximo ano (2026).

Um novo relatório afirma que a Apple está a preparar a saída de Tim Cook do cargo de CEO "já no próximo ano", com o conselho de administração e os executivos de topo a acelerarem os planos de sucessão. Embora não seja esperado um substituto antes da próxima apresentação de resultados em Janeiro, um anúncio no início do ano permitiria uma transição suave antes da WWDC em Junho e do evento do iPhone em Setembro.

Nenhuma decisão final foi tomada e o calendário pode ainda mudar. Cook, que lidera a Apple desde 2011 e que completou 65 anos - uma idade comum de reforma nos EUA - ainda não deu publicamente qualquer intenção de sair. Mesmo assim, há sinais de preparação interna, com John Ternus, vice-presidente sénior de Engenharia de Hardware e veterano da empresa, apontado como o favorito para assumir o cargo. Ternus entrou na Apple em 2001 e, com 50 anos, é um dos executivos mais jovens na liderança da empresa, o que o colocaria numa posição para um mandato prolongado. Ainda assim, nem todos acreditam que a mudança seja iminente, podendo manter-se Cook à frente da Apple por mais alguns anos até a empresa achar que é o momento ideal.

A especulação surge numa altura em que a Apple continua a apresentar resultados positivos. A empresa registou receitas recorde no trimestre de Setembro e espera que o trimestre de Dezembro seja o melhor da sua história. As acções da Apple continuam perto de máximos históricos, com a empresa a fazer parte do grupo ultra-restrito de empresas com avaliação superior a 4 biliões ("triliões") de dólares.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)