O File Explorer do Windows 11 tem sido referido frequentemente nos últimos tempos, e não pelos melhores motivos.
O programa, um dos que devia ser essenciais e mais optimizados do sistema, é frustrantemente lento - e a solução da MS para isso é a de mantê-lo permanentemente em RAM para poupar os utilizadores do tempo que demora a arrancar; uma solução que na prática não funciona tão bem quanto deveria, devido aos problemas de lentidão estruturais. Para cúmulo, uma recente actualização que deveria melhorar o suporte para o dark mode veio com um bug que faz piscar o File Explorer a branco!
Ora, se a MS parece incapaz de nos trazer um File Explorer devidamente optimizado e livre de efeitos psicadélicos, resta aos utilizadores resolverem o problemas por si mesmos. E a verdade é que podem resolver vários problemas do File Explorer usando o utilirário ExplorerPatcher para desactivar os elementos WinUI e forçando o uso do interface "Windows 10 Ribbon" ou "Windows 7 Command Bar".
When disabling the WinUI based elements of File Explorer in Windows 11, not only it fixes the flash bang introduced in the recent preview update and makes File Explorer open faster, it also reduces its memory usage by 69%! pic.twitter.com/FkXqDuj8Ta
— BobPony.com (@TheBobPony) December 4, 2025
O resultado é um File Explorer que arranca de forma mais rápida, usa menos de metade da memória RAM, e que até resolve o problema do bug que faz piscar o ecrã a branco para quem usa o dark mode no Windows.If you want to try this yourself, get ExplorerPatcher!
— BobPony.com (@TheBobPony) December 4, 2025
In ExplorerPatcher properties, go to File Explorer section and change the Control Interface option to Windows 10 Ribbon or Windows 7 Command Barhttps://t.co/hG5sPHzZEw
Começar a tornar-se ridículo que a MS insista em se focar quase exclusivamente em acrescentar (indesejadas) funcionalidades AI a tudo, e que tenham que ser os utilizadores a desenrascar soluções para problemas básicos fundamentais do Windows e dos seus programas.
Um destes dias ainda nos arriscamos a ver a MS a implementar uma solução à Discord, fazendo um reboot diário do sistema para garantir que as coisas vão funcionando "menos mal".



















realmente não se percebe como a Microsoft deixar o File Explorer neste estado, esta sempre a crashar e muito lento, que meta o do windows 10 que faz o que deve ser feito com fluidez e sem bugs..
ResponderEliminar