A Perplexity, uma das primeiras empresas AI a testar o uso de publicidade, anunciou que abandonar o sistema para não por em causa a confiança dos utilizadores.
A Perplexity está a afastar-se da publicidade, defendendo que os anúncios podem comprometer a confiança dos utilizadores nos chatbots AI. A empresa diz que, se os utilizadores suspeitarem de interesses comerciais escondidos, poderão começar a duvidar de tudo o resto na plataforma. A decisão representa uma mudança de rumo para a startup AI que foi uma das primeiras a testar anúncios em 2024.
A remoção dos anúncios começou no final do ano passado e, neste momento, não está a negociar novos acordos publicitários. Em vez disso, pretende apostar em produtos pagos direccionados para empresas e utilizadores profissionais - como especialistas em finanças, advogados, médicos e gestores - acreditando que as subscrições podem garantir receitas mais estáveis e maior credibilidade. Ainda assim, e ao estilo das suas concorrentes, a empresa não fecha totalmente a porta à publicidade no futuro.
Esta mudança coloca a Perplexity no campo anti-anúncios, ao lado de empresas como a Anthropic, que já prometeu manter o chatbot Claude livre de publicidade (também com o "asterisco" de poder vir a mudar de ideias no futuro). Por outro lado, a OpenAI mantém-se no campo oposto, tendo começado a apresentar publicidade no ChatGPT, até para quem tem o plano pago mais económico. Certamente que estas decisões também estão directamente relacionadas com os "prós e contras" do sistema: a OpenAI conta com centenas de milhões de utilizadores, e certamente conseguirá lucros bastante mais elevados para a publicidade, enquanto que para os seus rivais mais pequenos esse valor poderá não compensar a perda de confiança dos seus utilizadores.
2026/02/18
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)


















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)