O YouTube confirmou que está a bloquear de forma intencional a reprodução em segundo plano em browsers móveis, tornando esta funcionalidade exclusiva da subscrição Premium. A alteração afecta utilizadores de Android e iOS que, até agora, conseguiam ouvir vídeos com o ecrã desligado.
Durante muito tempo, browsers como o Samsung Internet, Brave, Vivaldi e o Edge da Microsoft permitiram contornar essa limitação. Com a mudança, o áudio para quando o utilizador bloqueia o ecrã ou minimiza o browser. Apesar de inicialmente se pensar que seria apenas bug, a Google já veio revelar que a decisão é deliberada, dizendo que a funcionalidade de reprodução em segundo plano é um benefício exclusivo do YouTube Premium e que a experiência foi "ajustada" para garantir consistência em todas as plataformas móveis.
Isto faz parte da mais recente ofensiva do YouTube para tentar forçar a subscrição do serviço, que tem incluído coisas como impedir as ferramentas de download de vídeos, e a visualização de vídeos por quem usa adblockers.
Como sempre, a resposta não se fez esperar, com browsers como o Brave a terem rapidamente lançado actualizações para contornar esta nova restrição e permitir que os utilizadores continuem a poder ouvir o YouTube em background.A background play fix is out for iOS now!
— Brave (@brave) February 1, 2026
If it’s not working yet, update the content filters by going to Settings > Shields & Privacy > Content Filtering and clicking the “Update Lists” button.
Also make sure you have “Enable Background Audio” turned on at Settings > Media.


















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)