2026/02/05

Raspberry Pi 4 com dois chips RAM para fazer face aos aumentos

Nem o Raspberry Pi escapa ao "apocalipse" das memórias, com a RPI4 a ter sido alterado para permitir o uso de dois chips de RAM.

A Raspberry Pi alterou o design do Raspberry Pi 4 Model B para permitir a utilização de dois chips de memória RAM em vez de apenas um. A decisão surge numa altura em que os preços dos chips RAM continuam a subir, impulsionados pela forte procura da indústria AI - tendo já levado ao aumento de preços dos Raspberry Pi por duas vezes nos últimos meses.

De acordo com um novo aviso de alteração de produto enviado aos parceiros, o PCB foi revisto para incluir um segundo local para memória na parte traseira da placa e para adoptar um processo de soldadura diferente durante o fabrico. O objectivo é ganhar flexibilidade na cadeia de abastecimento.
Ao permitir a utilização de um ou dois módulos de DRAM, a Raspberry Pi pode recorrer a chips de menor capacidade em pares para atingir a mesma quantidade total de memória. Isto dá à empresa maior margem para escolher os componentes mais baratos em cada momento, reduzindo o impacto da subida de preços.

Segundo a Raspberry Pi, o impacto para os utilizadores será praticamente nulo. Algumas tarefas podem apresentar diferenças mínimas de desempenho, mas não deverá haver alterações relevantes no uso normal. As novas placas vão começar a chegar aos revendedores em breve, sem distinção visível entre versões com um ou dois chips - há também forma de distinguir entre estas versões via software, para casos em que isso seja necessário. Para já, não há qualquer anúncio semelhante para o Raspberry Pi 5, mas será provável que o mesmo tipo de alteração seja feito num futuro não muito distante.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)