Showing posts with label My Data Manager. Show all posts
Showing posts with label My Data Manager. Show all posts

2015/02/20

My Data Manager permite contabilizar planos de dados partilhados

Tanto o Android como o iOS já disponibilizam a função de contabilização dos dados gastos, mas que não contemplam a existência de planos de dados partilhados entre múltiplas pessoas ou equipamentos. Algo que o My Data Manager permite fazer sem complicações.


2012/05/31

Controla o Consumo de Dados por App no iPhone


No final do ano passado falei-vos de uma App que me ajudou a controlar o consumo de dados no iPhone, o My Data Manager. Uma App que se revelou bastante útil para detectas situações "anormais" de consumos excessivos sem explicação, mas que na sua mais recente versão passou a oferecer uma funcionalidade ainda mais interessante e que vos poderá fazer reconsiderar a sua utilização (caso não tivessem ficado convencidos anteriormente).

É que agora, este My Data Manager (link para App Store) permite identificar quais as Apps responsáveis pelo consumo de dados e discriminar o tráfego que cada uma utiliza!


Sim, passa a ser possível ver quantos dados utilizou cada App, e assim perceber que App (ou Apps) são responsáveis pelo excesso de tráfego - assim como detectar quais os serviços que continuam a gastar dados via 3G mesmo quando têm uma rede WiFi disponível...

Para além disso, a apresentação da App foi remodelada, com um ecrã principal que dá um resumo de forma bem mais legível sobre o volume de dados já utilizado e quanto resta até ao final do período, assim como gráficos retocados (e que incluem também uma visualização em mapa geográfico para analisarmos em que locais gastamos mais dados.)

Tal como já tinha referido anteriormente, esta App usa o serviço de geolocalização para conseguir estar a monitorizar o consumo de dados, e tem dois modos de operação: um modo "aproximado" e outro "detalhado", este último oferecendo maior precisão no controlo dos dados, mas também tendo impacto mais significativo na autonomia.

De qualquer forma é uma App obrigatória (e sendo gratuita, não há desculpa para não a ter! :)

2011/12/17

Controlo de Tráfego de Dados no iPhone

Devido a ter tido a surpresa de ter superado (por pouco, felizmente) o limite de dados do meu plano mensal por dois meses consecutivos (e sem ter recebido qualquer aviso disso, diga-se - mas isso é outro assunto), fui forçado a novamente ter que controlar mais detalhadamento o tipo de uso que dou, e em que é que isso se "traduz" em volume de dados.

Empiricamente, diria que o meu uso normal se ficaria pelos 200 ou 300MB mensais... e não tendo mudado de hábitos, gostaria de saber porque motivo agora a coisa estava a superar os 500MB.

Para isso, e uma vez que o contador de tráfego do iPhone se resume a um simples totalizador de dados 3G, a solução passa pela utilização de uma App de controlo de tráfego que nos dê informação mais detalhada, como é o caso desta My Data Manager.


Sabendo-se que o iOS não permite que uma App esteja verdadeiramente a correr em background, este My Data Manager recorre a uma técnica interessante que também tem vindo a ser utilizada por outras Apps, e que é a que permite que uma App de navegação GPS possa funcionar em background: recorrendo ao serviço de localização do iOS.

Têm três modos de funcionamento à disposiçã, com a localização "em tempo real", mais precisa mas também mais gastadora de bateria; um modo com menor precisão (mas mais poupado); ou por último, de forma completamente manual, em que a App apenas actualiza os seus dados quando a abrem manualmente.

Em modo automático, a App cria um registo histórico de quantos dados gastaram, hora a hora, em 3G e WiFi, e até também o local onde os utilizaram. Bastante útil portanto!


E graças a esta App, tenho descoberto alguns comportamentos bem estranhos... tal como o uso praticamente continuo de dados 3G mesmo quando estou garantidamente com uma rede WiFi.


Ora veja-se, mesmo estando em casa, o iPhone 4S decidiu gastar alegremente 2.7MB entre as 3h e as 12h de hoje. E se alguns até poderiam dizer que isso se deveria a ele desligar o "WiFi", isso parece ser posto de parte uma vez que, como também se pode ver no gráfico, nessas mesmas horas continuou a existir consumo de tráfego WiFi.

São quase 3MB, em menos de 12h, em local com WiFi onde à partida se assumiria que teriamos gasto "zero" em dados 3G. É um valor irrisório hoje em dia, apenas 3MB, mas que multiplicados por 30 dias se transformariam em 90MB, e isso já é algo que se faz notar bem num plano mensal de 500 ou 600MB mensais (e nem falo nos que têm apenas 100MB!)

Relembro, nem estamos a falar de tráfego feito explicitamente pelo utilizador, mas sim de algo que se está passar disfarçadamente - e até ao momento - sem explicação.

Infelizmente, se este Data Manager permite ver estas situações (e no final do mês, confirmar se a factura dos dados cobrados bate certa, dia a dia), não ajuda no entanto a descobrir qual o serviço, App, ou outra coisa, que esteja a ser responsável por estes dados. Para isso, vou ter que tentar a minha sorte com o Onavo (também disponível para Android) que discrimina detalhadamente o tipo de dados utilizado por App.


Coisas curiosas que já verifiquei: basta entrar e sair nas mensagens (SMS/iMessages) para gastar dados! Ou seja, se forem continuamente espreitar SMS que estão no vosso iPhone... estão também a gastar dados. Ridículo, mas... mesmo assim não explica os MBs gastos durante a madrugada, nem tão pouco porque gasta dados 3G com uma rede WiFi disponível.