Todas as atenções de hoje estão voltadas para a apresentação da Apple onde se esperam ver os novos modelos de iPhone - cujos últimos rumores apontam para que sejam um iPhone 4S e um iPhone 4 de 8GB "low-cost" (temos também em curso um passatempo onde podes ganhar uma T-shirt do Aberto até de Madrugada, bastando para isso deixares a tua previsão de quanto irá custar este iPhone 4 "barato"). Um evento onde poderá ser revelada tecnologia com o potencial para "mudar o mundo" - e espero bem que assim seja, pois senão... correm o risco de deixar desiludidos muitos clientes que esperam ver algo "revolucionário"... numa altura em que o hardware tem evoluído apenas a ritmo "evolucionário".
Mas, há muito mais a preencher a actualidade, e até às 18h - altura em que estão todos convidados a acompanharem connosco a apresentação do novo iPhone na nossa chat room - fiquem então com as notícias do dia:
2011/10/04
Notícias do Dia
2011/08/02
PhoneGap 1.0
Sabendo-se que há cada vez maior interesse em desenvolver Apps para o segmento mobile dos smarpthones e Tablets, mas que dificilmente uma pequena equipa se poderá dedicar a todos os inúmeros dispositivos no mercado, o que se poderá fazer?
Uma das soluções passa por utilizar uma ferramenta como o PhoneGap.
O PhoneGap chegou finalmente à versão 1.0, e permite utilizar HTML, CSS e JavaScript para criar Apps para iOS, Android, BlackBerry, webOS, Bada, e Symbian.
Enquanto o sonho de uma plataforma unificada de desenvolvimento para todos os equipamentos não se concretiza (eventualmente sendo uma evolução do que agora começamos a iniciar com o HTML5), esta é uma das opções para quem pretenda fazer uma App multi-plataforma, hoje mesmo.
2009/12/10
PhoneGap - Desenvolver para Mobile
Uma das apresentações que não podia perder no Codebits era a de Brian LeRoux a falar sobre o PhoneGap.
Já há algum tempo que conhecia o PhoneGap, mas nada como ver uma apresentação "ao vivo." :)
O que é então este PhoneGap da Nitobi? Basicamente, é uma ferramenta que se torna obrigatória para quem pretender desenvolver Apps para múltiplas plataformas móveis.
Já imaginaram o que seria se vos pedissem um programa que corresse no iPhone... e também no Android, Windows Mobile, Blackberry, e até em Symbian?
Com o PhoneGap, podem criar a vossa aplicação usando HTML, CSS e Javascript, sabendo que o *mesmo* programa irá correr em todas essas plataformas!
(A framework javascript recomendada é a XUI, devido ao seu tamanho reduzido que lhe permite caber na cache dos dispositivos móveis para maior desempenho.)
Curiosamente, e tal como Brian mencionou logo no início da sua apresentação: o objectivo do PhoneGap é deixar de existir. Podemos olhar para ele como uma mera "ajuda" que deixará de ser necessária à medida que os standards web evoluem. (Um pouco à semelhança do que o Google fez com o Gears, que deixou agora de ser necessário com o HTML e o storage local.)
Mas por agora, para termos uma plataforma uniformizada que permite o acesso a funções de geolocalização, acelerometros, som, vibração, e outros... a melhor opção é usar o PhoneGap.
E se precisarem de ajuda, podem sempre contar o apoio do PhoneGap no Google Groups.
Publicado por
Carlos Martins
às
10:29
0
comentário(s)
Android iPhone Javascript Phonegap Programação XUI


















