2008/07/23

Portugueses Inventam Transístor de Papel


Portugal a revolucionar a electrónica a nível mundial. Não é todos os dias, mas é certamente merecido. Investigadores na Universidade Nova de Lisboa conseguiram criar transístores (o componente base de praticamente toda a electrónica actual) a partir de papel.

Nos primeiros testes, o transístor de papel teve melhor performance que os tradicionais transístores de silício amorfo, aproximando-se do que de melhor existe actualmente: os oxide thin-film transistors. Considerando o baixo custo do papel comparado com o silício, isto abre novos horizontes para a criação de aparelhos electrónicos de baixo custo.

via [gizmodo]

2 comentários:

  1. E é papel... flexivel, dobravel, perfeito pa escrever!!:P portugal está mesmo no topo da tecnologia de transistores, ainda há pouco tempo investigadores da Universidade do Algarve descobriram que é possivel fazer transistores com metais ( http://www.ualg.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=28535&Itemid=2394&lang=pt_PT ), em vez do até agora obrigatorio semi-condutor!!

    ResponderEliminar
  2. Agora é so fazerem um que funcione a cortiça e estamos lançados para sermos o principal produtor mundial de CPUs ecológicos. :)

    ResponderEliminar