E as minhas fontes super-secretas disseram-me que o Android G1 vai chegar a Portugal em Dezembro, portanto bem a tempo de se tornar numa boa prenda de Natal. :)
Pela Internet fora, começam a surgir as primeiras análises a este novo aparelho que muitos consideram ser o iPhone-killer.
Android Review na Engadget
Android Review na Gizmodo
Android Review por Walter Mossberg
O consenso geral parece indicar que - apesar deste Android parecer cumprir com tudo aquilo que se esperava - sofre ainda de alguns pormenores irritantes por ser um produto de primeira geração.
A obrigatoriedade de ter uma conta no Google e de utilizar exclusivamente a sincronização com os seus serviços - não sendo possível sincronizar programas tradicionais como Outlook, iCal, etc. - irá afastar alguns utilizadores (e certamente todos os que pretendessem usá-lo para uso empresarial.)
A ausência de uma ficha standard para os headphones, a impossibilidade de transferir ficheiros via USB, interface ainda pouco consistente, ausência de um teclado virtual que faz com que se tenha que estar constantemente a abrir o teclado sempre que é necessário teclar seja o que for - são outros pormenores que poderão "chatear" os utilizadores.
Mas tirando isso, a plataforma Android demonstra ser bastante sólida e promete evoluir a ritmo bastante rápido - mesmo tendo ainda alguns pormenores pouco intuitivos de utilização.
Aliás, a maior parte dos "problemas" deste Android G1 não têm a ver propriamente com o software, mas sim com o hardware deste HTC que dá corpo a este primeiro smartphone.
Não será de estranhar que rapidamente surjam outros dispositivos - com a maioria destes pormenores resolvidos - que comecem a atrair cada vez mais utilizadores para esta nova plataforma que julgo estar destinada ao sucesso.
E eventualmente - já que há quem se tenha dado ao trabalho de pôr o Windows Mobile a trabalhar no iPhone - não me importava de ter um iPhone a correr Android. :)
2008/10/16
Android em Portugal em Dezembro
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
as tuas fontes q digam a data para eu ir pra fila
ResponderEliminar"dezembro"...
ResponderEliminarPortanto, o melhor é ir já para a fila. :)
Vou esperar pelo o G2!! ;)
ResponderEliminarE essa historia do WM num iPhone com uma especie de bootcamp parece-me falso... Se se olhar melhor para o video nota-se uma fluidez "anormal" para este de terminais!
Pode ser falso, mas não é impossível... o processador do iPhone é também utilizado noutros dispositivos que correm Windows Mobile, pelo que a maior parte do trabalho seria apenas adaptá-lo ao hardware do iPhone (endereços, drivers, etc.)
ResponderEliminarNada que seja muito mais complicado do que a engenharia que muitos utilizam para conseguir "piratar" consolas e afins...
E para além do mais, com os firmware jailbreaked, ainda facilitaria mais parte desse trabalho.
Dá-lhe tempo... :)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarhttp://ciberia.aeiou.pt/?st=10418
ResponderEliminarafinal no resto da europa so pro 1º semestre de 2009
Se assim for é pena... era óptima compra para o Natal.
ResponderEliminarMas quando a data se aproximar os meus contactos dar-me-ão informações mais concretas.
Até ao momento, as informações que têm ainda apontam isto é para Dezembro.
Já faltou mais ;) vamos ver se realmente aparece por cá antes do Natal.
ResponderEliminarMas já agora, está previsto estar bloqueado a algum operador (e se assim for deve aparecer a baixo dos 200€) ou desbloqueado? (neste caso qualquer pessoa o pode escolher sem mudar de operador, mas deve ficar um bocado mais caro).
Eu estou à espera do G1 e apesar de ter 2 operadores à anos, se for preciso mudo 1 dos operadores por causa do G1.
Claro que preferia dar 300€ por um G1 desbloqueado do que 200 por um agarrado.
Se é ou não Des/bloqueado, não sei.
ResponderEliminarConhecendo as nossas operadoras, o mais provável é que seja bloqueado. :/
"Dezembro" já amanha, ou será só Pos-Natal?
ResponderEliminarNão queria deixar para 2009 a minha prenda do Natal de 2008 ;)
@Mike n me parece q xegue ca antes do fim do ano.
ResponderEliminare a ver pelos tarifarios apresentados para inglaterra, tb n e' mt interessante.
@Carlos axas q o luis consegue trazer uns qts? lol
Estou a ver se consigo saber o estado actual da coisa... mal saiba, serão os segundos a saber. :)
ResponderEliminarPois, tenho um amigo que deve ir aos States no fim de semana, e estava a pensar pedir para me trazer um G1, mas é sempre mais complicado.
ResponderEliminarAs dúvidas que tenho:
- Não sei se eles na loja da T-Mobile desbloqueiam o G1 logo a pedido (pagando os 400USD)
- Apesar de dizerem que funcuina bem na europa, as frequencias cá diferem das usadas lá pela T-Mobile (3G@ 1700TX/2100RX), será que o modelo do G1 vendido em inglaterra é igual ao modelo vendido nos states? (ou o modelo par aa europa está "mais adaptado" às frequencias cá 3g@ 1900TX/2100RX)?
- O carregador deve precisar de um adaptador para as tomadas cá
- A garantia deve ser um problema, (se avariar quem é que dá supoorte cá?)
- Será que continua a receber os updates do software estando num dos nossos operadores 3G?
De qq forma quando falam que vai chegar à europa no primeiro quater será a todos os operadores ou será só nos restantes paízes onde existe a T-Mobile?
Se eu tivesse algum feedback que vai estar disponivel no nosso mercado em Janeiro ou Fevereiro de 2009, prefiro realmente esperar...
Comprar um equipamento deste tipo "lá fora" acarreta sempre algum risco: nomeadamente na parte das garantias; pois dificilmente compensará pagar os transportes para trás e pra frente.
ResponderEliminar(normalmente apenas compensa se tiveres lá familiares que façam regularmente viagens e que te pudessem fazer esse favor.)
Quanto ao funcionamento, o adaptador não deverá ser problema (é muito provável que seja uma fonte de alimentação com entrada AC "universal") sendo necessário apenas o adaptador de tomada físico.
E quanto ao 3G, o telemóvel deverá seleccionar automaticamente as frequências da rede utilizada.
No entanto, o aconselhável é mesmo comprá-lo cá.
E de qualquer forma, um equipamento deste tipo só faz sentido associado a um plano de voz/dados que lhe permita dar o uso intensivo de internet a que se destina. E isso deverá acontecer quando alguma das nossas operadoras o lançar no mercado, à semelhança do que aconteceu com o iPhone.
Mas, estou a fazer os possíveis para saber mais qualquer coisa sobre isto... e digo-te logo que saiba.
Thanks, eu tenho um kanguru (ainda dos primeiros que tem um plafond de 10GB/mes) e fazia intenções de o usar no G1, (sei que consigo receber chamadas GSM, fazer é que acho que é preciso desbarrar, que não sei se o operador permite, mas se não permitir - mais perde).
ResponderEliminarClaro que para isto era preciso que o G1 estivesse desbloqueado ou pelo menos que funcione na rede da Optimus.
Mas se tiver que mudar de operador tb mudo.
Ou seja se a Optimus não vier a ter o G1 como opção, provavelmente vão perder um cliente kanguru (ou mais).
Como agora os operadores com o ADSL já quase todos oferecem um plafond de 100MB/mes em trafego 3g, pode ser uma opção mais economica...
Pois, cada vez mais interessa ter um plano "único" que permita aceder à net, independentemente de ser via cabo/adsl/3G/etc. Para evitar ter que pagar N serviços diferentes, todos com o mesmo objectivo.
ResponderEliminarNos EUA já se fala do tal acesso à net gratuito via wireless, no espaço ganho com o fim da TV analógica... Se isso se vier a concretizar, vai ser um pandemónio nos actuais prestadores de serviços de acesso - aí é que nos terão que prestar realmente o serviço pelo qual já pagamos há tantos anos, ou arriscam-se a "ir de vela".
Mas será que vamos ver mesmo o "T-Mobile G1" noutros operadores ou a T-Mobile vai continuar a ter a exclusividade ainda cá vão chegar primeiro outros modelos com o android como por exemplo o recente anunciado Kogan ( http://gizmodo.com/5101708/kogan-agora-pro-is-the-next-android-handset ) que vai aparecer logo desbloqueado...
ResponderEliminarEu prefiro o G1, pois parece ser uma ferramenta com todos os tipo de input que se pode querer (mesmo para developers)...
A informação que me tinham dado é que seria mesmo o G1.
ResponderEliminarNo entanto bem preferia que fosse outro modelo... aquele tem algumas falhas "práticas", tipo a falta da ficha dos headphones standard...
Por mim, poderia ser um Android com o hardware do HTC Touch HD... e aí sim... seria perfeito. :)
Afinal já temos a versão unlocked do HTC G1:
ResponderEliminarhttp://www.engadget.com/2008/12/05/sim-hardware-unlocked-android-dev-phone-1-surfaces-for-399/
O problema é que na lista de 18 dos possiveis países o nosso Portugal não consta:( e mesmo com morada em espanha paga-se USD$170 (de portes!? ou será que inclui o IVA).
Alem de ser preciso a insrição como google developer (mais USD$25)...
É triste...
ei, o movel não veio para portugal ainda pois não??
ResponderEliminarInfelizmente não... foi mais um daqueles casos em que a aparente simplicidade de trazer um equipamento se revelou mais complicado do que estava previsto.
ResponderEliminarEspero que realmente tenhamos acesso aos Android quanto antes - mesma não sendo o G1 (que sinceramente, não seria o tipo de smartphone que eu escolheria) - já que há várias outras marcas também a fazê-lo.
Por mim, como já disse por várias vezes, um HTC Touch HD com Android... isso sim. :)
para quando o G1 em Portugal...já vamos em Abril e nada...
ResponderEliminarParece-me que as operadoras preferiram esperar por um modelo mais ao gosto dos clientes Europeus.
ResponderEliminarCom várias outras marcas a anunciar modelos Android até ao fim do ano, esperemos que algum deles chegue oficialmente até nós.
alias nem parece q vamos ter o G1, e saltar logo pro G2
ResponderEliminarQuero la' saber de ter o WM a correr no iPhone, mas ja' ter o Android a correr no iPhone era uma coisa que gostaria mto :)
ResponderEliminarSem dúvida que haverá gente a trabalhar nisso, mas... a vantagem do iPhone relativamente à concorrência é o seu software.
ResponderEliminarCom o Android a surgir em mais aparelhos, não será difícil encontrar um modelo com look semelhante ao do iPhone e com características superiores.
Senhores,
ResponderEliminarExiste a possibilidade de adquirir algum telefone com Android em Portugal sem estar preso a alguma operadora?
Se sim, qual modelo?
@Danilo
ResponderEliminarPelas operadoras serão sempre bloqueados (e pedem "fortunas" para desbloquear.)
Em alternativa poderás mandar vir de sites como a expansys.
Eu quero tanto o G1 Android. Um amigo meu disse que o G2 nao era tao bom como o G1. E ele para alem disso disse que o G1 ia sair este dezembro de 2010
ResponderEliminar