2012/01/10

Análise à ASUS P8Z68-V Pro

O nosso testador oficial de motherboards volta à carga, e traz-nos hoje um teste bem exaustivo à Asus P8Z68-V Pro, uma motherboard da Asus de gama média que poderá estar no topo da lista de candidatas para todos os que gostam de montar o seu computador "à medida". Passo então a palavra ao Luis Costa, a quem muito agradeço a disponibilidade para mais um teste/análise.


Os testes realizados no laboratório "secreto" do Aberto até de Madrugada não páram, e temos mais uma board ASUS que nos chega. A P8Z68-V Pro é uma board de gama média, equipada com o chipset Z68 da Intel e faz-se acompanhar das mais modernas tecnologias: SATA III e USB 3.0. Só lhe fica a faltar o PCIe 3.0.





Além do manual e CD, a board trazia cabos SATA e um adaptador USB 3.0. Comercialmente, faz-se acompanhar de mais alguns mimos (imagem à direita).

Layout
Vista geral da motherboard.


Como é desejável numa board desta categoria, a zona do CPU encontra-se desimpedida para possibilitar a instalação de um dissipador mais eficiente. Os MOSFET do módulo de regulação de voltagem têm direito dissipador passivo.

Quatro slots DDR3, com uma particularidade: só um dos lados do sistema de fixação é móvel (no caso da imagens, os da direita). No canto inferior direito, dois comutadores: EPU (poupança energética) e TPU (performance). Estas optimizações podem também ser conseguidas através das opções na BIOS e nas aplicações proprietárias da Asus. À esquerda, em baixo, um conector para duas portas USB 3.0 (cabo fornecido com a board).


8 Portas SATA: 4 SATA III (duas via Chipset Z68, duas via Chipset Marvel) e 4 SATA II. O painel traseiro (ver em baixo) tem mais uma porta eSATA através do chipset JMicron.

Os sempre bem vindos botões para ligar e reset, ligações USB e IEEE1394a.

Aspecto da iluminação dos botões quando em funcionamento. Durante a fase de arranque, além dos botões iluminados, há uma sequência de leds que se acende, dando uma ideia mais concreta do que se está a passar.

3 slots PCIe, mas mais uma vez, limitados a uma gráfica x16 ou duas a x8.

No painel traseiro, destaco as duas portas USB 3.0, o módulo Bluetooth e a ausência de portas PS/2.

BIOS - UEFI

A BIOS tem duas opções principais: modo simples e modo avançado.

No modo simples, além da informação genérica temos ainda dados relativos a temperaturas, voltagens e velocidade das ventoinhas. É ainda possível escolher entre três modos de funcionamento do sistema:
  • Normal
  • Poupança de energia
  • Asus optimizado

No canto superior direito temos um botão para sair da BIOS ou aceder ao modo avançado.

A primeira secção apresenta parte da informação genérica que está disponível no modo simples.

Na secção Ai Tweaker podemos configurar diversos aspectos relativos ao CPU e memória
A secção Advanced tem configurações para:
CPU, activação de funcionalidades, portas SATA e configuração de modo de funcionamento.

A secção Monitor mostra-nos a informação relativa a temperaturas e velocidade de rotação das ventoinhas

Na secção ferramentas temos acesso à aplicação para flash da BIOS, perfis de overclocking e especificações dos módulos de memória.


Por último a secção de Boot, para definição das prioridades dos discos no arranque e outros aspectos relativos a este último.

Instalação das aplicações Proprietárias


A Asus teve o cuidado de equipar a sua board com uma panóplia de aplicações, as quais agrega num módulo denominado AI Suite. Quem não goste de escolher os seus programas favoritos, tem aqui uma alternativa.


AI Suite II

Clicando em cada secção faz aparecer um sub-menu com as opções disponíveis.

Tools

Na secção Turbo EVO podemos configurar voltagens manualmente ou activar o modo automático.

A secção DIGI+ VRM contém diversas configurações relativas à forma como é gerida a alimentação do CPU. No lado direito aparece uma imagem ilustrativa e texto descritivo sobre a função em questão.
No EPU control panel podemos configurar o funcionamento do PC em termos energéticos, com as naturais implicações na performance.

A secção FAN Expert permite configurar a rotação das ventoinhas em função da temperatura.
O Probe II contém as definições relativas ao intervalo de funcionamento de voltagens e temperaturas
O Ai charger possibilita o carregamento via USB de aparelhos mais exigentes em termos energéticos
Por último, nesta secção, o USB 3.0 Boost para melhoria das velocidades de transferência.
Monitor

Esta secção tem informação relativa aos sensores e ao CPU: velocidade, multiplicador e carga por cada núcleo.
Update

Nesta secção, podemos actualizar o logótipo e a BIOS. A origem pode ser local ou via internet.
Há que escolher a origem do ficheiro,local para cópia de segurança, a versão a actualizar, podendo consultar-se as alterações antes de efectuara a operação.
Nas tentativas que realizei, nunca consegui descarregar o ficheiro por esta aplicação. Optei por aceder ao site da Asus e efectuar a actualização com o ficheiro que descarreguei. A quando da actualização, é possível alterar o logótipo da BIOS.

Longe vão os tempos das actualizações via MS-DOS, com a bela da disquete a dar sector inválido perto do final da actualização...

System Information

Esta secção possibilita mais uma forma de aceder à informação genérica já em cima referida.

Por último, Settings:

onde definimos as secções que desejamos ter visíveis e o comportamento da barra principal da aplicação.

Material utilizado nos testes

Vista geral do hardware para a configuração básica (sem Gráfica dedicada).
O CPU e memória são já vossos conhecidos, cedido pela OSG.

Para tornar as coisas mais interessantes, juntaram-se à festa mais alguns componentes:
  • Gráfica ATI 6950
  • Gráfica ATI 6970
  • SSD Kingston HyperX 240GB
  • SSD OCZ Vertex 2 60GB
  • Disco WD5000AAKX
  • Corsair TX-850W
O meu PC é que acabou por ficar temporariamente meio despido :p

A instalação da gráfica permitiu constatar algo que tem sido recorrente: as portas SATA ficam tapadas com a gráfica, tornando assim difícil o acesso às mesmas. Para retirar os cabos, só retirando a gráfica.

 Configuração do CPU 
No sentido de criar condições equivalentes, utilizei as configurações do CPU para limitar o mesmo às  definições padrão para testes: 1 Core- 3800MHz, 4 Cores-3400MHz.


 Consumos

Em idle: gráfica via CPU / ATI 6950 

Consumo quando em carga (valores máximos): ATI 6950,ATI 6970 e Crossfire ATI 6950/6970

Overclocking

O CPU Intel i5 2500 tem uma velocidade de nominal prevista  de 3300MHz, podendo chegar aos 3400MHz (com os 4 núcleos em simultâneo) com recurso à tecnologia  Turbo Boost e ir até aos 3700MHz (apenas 1 núcleo) .
A aplicação Ai Suite, possibilita alterar o multiplicador do CPU, mas infelizmente, o valor escolhido é aplicado aos 4 núcleos. A alternativa, é como já em cima demonstrado, definir na BIOS valores máximos para cada núcleo.

Tal como esperado, com 34000MHz o CPU não apresenta problemas. No entanto, as temperaturas próximos dos 70ºC não são algo aconselhável a longo prazo.


A partir dos 3400MHz, com o dissipador fornecido com o CPU, é impossível garantir condições de funcionamento. Bastam breves segundos para a temperatura disparar!

Modo automático

Nada como testar o CPU com os valores máximos permitidos pelo multiplicador: 41x, apenas o tempo suficiente para um cálculo 1M no super PI mod.
Os 4200MHz obtidos representam um resultado fantástico. Para os obter bastou redefinir o multiplicador máximo na BIOS. Utilizando a AI Suite é possível modificar este valor.
No caso da MSI, independentemente do valor imposto na BIOS, no Windows não consegui obter mais que os 3800MHz.

Testes
Na sequência da primeira análise a uma motherboard, reuniram-se mais algumas aplicações julgadas pertinentes para uma mais correcta aferição das potencialidades do produto a testar.

CPU


Winrar, 7-Zip e SuperPI Mod

3800MHz
4200Mhz

Os resultados obtidos são ligeiramente inferiores (~10%) aos registados com a MSI Z68A-GD80 B3 para a mesma velocidade do CPU. O overclock permite obter ganhos mínimos, entre 8 a 12%.


Sandra
Os testes apresentam valores de acordo com o esperado. Apenas o valor obtido no teste Whetstone FPU está a baixo do que  seria espectável.

Comparação com os resultados obtidos com a MSI Z68A-GD80 B3


A MSI tem uma vantagem entre 5 a 10% em todos os testes. Não sei até que ponto a alteração imposta na configuração do CPU pode ter contribuído para este resultado.


Discos

ASSD
HiperX no controlador JMicron, Marvel e Z68 SATA II
HiperX no controlador SATA III e Vertex 2 no controlador Marvel e Z68 SATA III


ATTO
HiperX no controlador JMicron, Marvel e Z68 SATA III


Vertex 2 no controlador Marvel e Z68 SATA III e WD5000AAKX no controlador Z68 SATA III

CrystalMark
HiperX no controlador Marvel ,JMicron e Z68 SATA III

Vertex 2 no controlador Marvel e Z68 SATA III

HDTune
HiperX no controlador JMicron, Marvel e Z68 SATA III

Vertex 2 no controlador Marvel e Z68 SATA III

Em todos os testes, tanto em SATA II como em SATA III ,os resultados obtidos não desiludem. 500MB/s são um verdadeiro regalo!
Este nível de desempenho convida que tenha uma motherboard  SATA III à aquisição de um SSD com esta interface.
O controlador Marvel teve um desempenho bastante mais satisfatório do que o obtido com a board da MSI, mas mesmo assim inferior ao que seria  de esperar para um controlador SATA III.

Sandra
Os resultados obtidos pelo HiperX (Z68 SATA III) nos testes no Sandra são de alguma forma estranhos. O primeiro resultado está em linha com as restantes unidades de igual categoria, embora com valores inferiores aos declarados pela marca. O segundo teste já apresenta valores dentro do que seria expectável e em linha com os btidos com este SSD na board da MSI

Vertex 2 no controlador Z68 SATA III

Comparação com os resultados obtidos com a MSI Z68A-GD80 B3

Os resultados obtidos são equivalentes, embora o HDTune registe um valor mais baixo para leitura. No entanto, no ATTO, as duas boards obtiveram a mesma velocidade de leitura.

Gráfica
O driver ATI foi actualizado para o mais recente à altura da realização dos testes.

3DMark e AVP

Cinebench

Heaven


LadyBug

Lost Planet


Stalker



Stone Giant

Modern Warfare 3

O overclock do CPU permite obter mais alguns ganhos, no entanto, e para a as condições testadas (MW3), não se justifica a aplicação do mesmo.

Os resultados obtidos na maioria dos testes são garante de qualidade para os jogadores mais exigentes. Os valores dos gráficos relativos ao Modern Warfare são demonstração disso mesmo.
Em qualquer dos testes não detectei paragens, mesmo nas situações mais complexas.


Comparação com os resultados obtidos com a MSI Z68A-GD80 B3

Mais uma vez os resultados estão dentro da mesma ordem de grandeza,  a Asus ganha um teste e a MSI ganha em dois testes.



Crossfire

Fruto da disponibilidade temporária de uma ATI 6970, aproveitei para testar o Crossifire. Esta alteração levou a que a fonte de alimentação tivesse de ser substituida por outra mais potente (e com os cabos adequados a esta configuração- a NOX obrigava a utilizar o mesmo cabo para alimentar duas gráficas, algo que considerei desadequado).

O posicionamento dos slots PCIe sofre de um mal, que regra geral, é padrão. Apesar de funcional, tenho as minhas dúvidas quanto à operação de uma configuração destas a longo prazo. A primeira gráfica fica literalmente em cima da segunda. A distância é manifestamente insuficiente para uma ventilação adequada.

Ao iniciar o Windows, a configuração é automaticamente detectada.

O driver assume o crossfire por defeito. A imagem da esquerda demonstra este facto. Ao contrário da à direita, não é possível clicar botão apply ( possível até é, mas não resulta em nada...)

A temperatura do CPU não sofreu alterações fora do expectável quando em operação em conjunto com as duas gráficas. Infelizmente não registei a temperatura das gráficas, algo que teria todo o interesse face à distância entre as duas.

Os ganhos para a média de frames no MW3 são interessantes, na ordem dos 20% quando testado no primeiro nível (na sequência de introdução chega aos 40%). Houve apenas um ganho de 4 frames no valor mínimo,embora os 90 frames já estejam muito a cima do que é desejável para uma experiência de jogo fluída.


Resumindo e concluindo

Durante os testes não foram detectados problemas no funcionamento. O Windows não me brindou com um BSOD. Os resultados obtidos são bons, melhores ainda se tivermos em conta que a motherboard pode ser adquirida por 178€.

O potencial de overclock revelado, mesmo para um CPU com multiplicador bloqueado, é de deixar água na boca. O facto de se poder alterar o multiplicador na BIOS e posteriormente alterá-lo no Windows é uma mais valia. Infelizmente, o valor é transversal aos 4 núcleos. A alternativa passa por definir o máximo para cada núcleo na BIOS, mas neste caso não é possível alterar os mesmos no Windows (com a AI Suite II).
Fiquei extremamente curioso relativamente ao overclock que se poderá obter com um dissipador de calor de melhor qualidade.

As 9 portas SATA disponíveis dão possivelmente para ligar todos os discos que tenham por casa.
O módulo bluetooth (não testado) pode ser interessante para quem tenha outros dispositivos com esta tecnologia.

NOTA: embora esta board tenha tido um bom desempenho, arrisco a sugerir a aquisição do novo modelo P8Z68-V PRO/GEN3, já com PCIe 3.0. Em alternativa, com menos duas portas SATA e sem FireWire, têm a Asus P8Z68-V/GEN3 por 165€.

ASUS P8Z68-V Pro


Pros
  • Relação Desempenho/Custo
  • Potencial de overclock
Contras
  • Chipset Marvel aquém do esperado
  • Ausência de porta PS/2

4 comentários:

  1. Bolas Luís, o Carlos deve-te pagar muito bem por estas análises!... Que grande review! Parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Excelente review! Parabéns Luis.

    ResponderEliminar
  3. Antonio Luis Coelho10/1/12 11:56

    Viva

    Bem, a última vez que montei um PC, ainda foi no tempo das BIOS-tipo-DOS... lol, que avanço... (estou mesmo a ficar velho).

    Fiquei tentado a fazer um upgrade, ao velhinho PC que mora no sótão... :)

    ResponderEliminar
  4. Excelente analise!

    Realmente às bios já não são o que eram... :)

    ResponderEliminar