2012/02/13

Análise Asus HD 6970

[Análise efectuada pelo Luis Costa, a quem - mais uma vez - agradeço todo o tempo e disponibilidade que dedica ao Apps do Android e ao Aberto até de Madrugada.]

As consolas dominam o mercado dos jogos, mas ainda há puristas que não dispensam o PC para jogar.
Todos os componentes são importantes, e a montagem de uma boa máquina assenta no equilíbrio entre todos os seus componentes. No entanto, a placa gráfica, como não poderia deixar de ser, tem um papel principal para esta função. Será que uma ATI 6970 é suficiente para quem pretenda o máximo de qualidade visual? É o que pretendemos esclarecer com este artigo.

A gráfica testada, HD 6970 Direct CU II, foi-nos gentilmente cedida pela Asus Portugal, a quem desde já agradecemos.



A ASUS HD6970

A caixa que acompanha a gráfica apresenta alguns requintes de qualidade superior. Gráfica e acessórios são alojados em espuma devidamente cortada para o efeito. 




As dimensões são generosas, o que leva à  utilização de dois slots. Na parte traseira, temos duas portas DVI e 4 DisplayPort 1.2. A alimentação fica a cargo de dois conectores de 8 pinos cada.




Além do CD com drivers e manuais,  temos um adaptador DVI-HDMI, cabo para Crossfire e adaptador para alimentação de 8 pinos.



Aproveitando a presença da 6970, retirei a minha 6950 do PC para comparação. Em termos de comprimentos e largura, não há grandes diferenças. 


É na espessura (se é que assim lhe posso chamar) que a diferença é notória. Tal facto deve-se ao dissipador utilizado, o qual, adianto desde já , se revelou bastante eficaz e silencioso, mesmo quando em crossfire.






Os testes foram realizados fazendo uso da Asus P8Z68-V PRO, acompanhada pelo nosso restante equipamento de testes:
*CPU e RAM cedidas pelo OSG.

Para comparação, foi utilizada uma ATI 6950, com mod nos shaders (velocidades de memória e CPU de origem).


Consumos

A 6970 apresentou um consumo máximo de 315W. Quando em crossfire com uma 6950, este valor sobe para 466W.



Testes realizados

Os testes foram realizados com uma resolução de 1920x1080.

3DMark Vantage
A vantagem obtida em relação à 6950 confirma o que já era expectável visto tratar-se de um modelo com melhores características técnicas. O resultado obtido para crossfire é 30% superior à configuração com apenas uma gráfica.



AVP, Cinebench e Lost Planet
AVP - A  6970 tem uma vantagem de 12% em relação à 6950. Quando em crossfire, os resultados são consideráveis (78%).
Cinebench - Os resultados são equivalentes, mesmo para crossfire, o que não deixa de ser curioso.
Lost Planet - A exigência de recursos está demonstrada nos resultados. As diferenças estão de acordo com o hardware utilizado.



Heaven
À imagem dos testes do Lost Planet, o hardware tem influência directa nos resultados. A realçar o ganho da 6970 nos valores mínimos e os resultados para crossfire.



LadyBug
A 6970 consegue ganhos mínimos relativamente à 6950. O crossfire quase que duplica os resultados em toda a frente.


Stalker
Os resultados estão em linha com esperado, com a 6970 a ter conseguir cerca de mais 10% nos valores mínimos. O crossfire dá outra dimensão aos resultados com o valores mínimos a atingirem os 30 fps e os máximos próximos de dobrar os valores obtidos com a 6970.








Stone Giant
Mais uma vez a 6970 obtém ganhos na ordem dos 10%. O crossifire, neste caso,  mostra-se ineficaz.




Modern Warefare 3
Hardware mais capaz, melhores resultados. A 6970 consegue um ganho de 8% relativamente à 6950.
Curioso o facto de o overclock do CPU conseguir aproximar a 6950 da 6970.
Todas as configurações permitem jogar com a máxima qualidade. É um regalo para a vista.




Resumindo e concluindo

As diferenças de velocidade do GPU e memórias (os shaders, fruto do mod da 6950, são iguais) fornecem o poder de processamento necessário para melhorar os resultados obtidos pela 6950.
 A diferença, por norma, situa-se nos 10%. Este ganho, pode ser o necessário para manter as fps acima das 30. Se houver disponibilidade monetária (336€), a opção deverá recair sobre a 6970.
No entanto, para quem estiver disposto a dar tanto dinheiro por uma placa gráfica, poderá estar mais interessado na geração mais recentes de placas, como as HD7970 e  HD7950.
Ainda de salientar, que este modelo da Asus tem a vantagem de possuir um dissipador bastante eficiente, o qual, de acordo com o que foi testado,  mantém o ruído em níveis perfeitamente aceitáveis. 

Asus HD 6970

Pros
  • Desempenho para resoluções de 1920x1080
  • Nível de ruido

Contras
  • Relação Preço/performance face à 6950
  • Novos modelos HD7970 e HD7950 já disponíveis para aquisição

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)