2011/11/22

Análise SSD Kingston HyperX de 240GB

Depois da análise à motherboard Z68A-GD80 B3 da MSI, eis que o meu amigo Luis Costa volta à carga e traz-nos uma análise exaustiva a um SSD.


Sabendo-se o interesse que este tipo de equipamentos tem tido nos últimos tempos, não só pelas prestações quase "milagrosas" que oferece; como também pela recente escassez e aumento de preços dos discos tradicionais, é um teste que não poderia ter chegado em melhor altura, e que certamente vos irá agradar. Por isso mesmo, passo a palavra ao Luis (a quem novamente agradeço todo o tempo e disponibilidade que tem dado não só ao Aberto até de Madrugada, como também ao Apps do Android.)


Os Discos SSD

Quando se equaciona a compra de um SSD, a primeira questão que se coloca é a do tamanho a adquirir. Uma vez que ainda têm um custo elevado, a escolha de SSDs de grandes dimensões torna-se quase sempre proibitiva; mas um disco demasiado pequeno pode também revelar-se insuficiente para o que pretendemos.

No caso dos SSD, actualmente consideram-se os 120Gb como sendo ponto que oferece o compromisso ideal na relação preço/espaço. Mas, na minha opinião, seriam os modelos de 60Gb que deveriam ter esta classificação, especialmente nos casos em que podem ser acompanhados por um disco rígido tradicional para obter mais espaço de armazenamento.

Há cerca de um ano resolvi adquirir um SSD. Optei por um OCZ Vertex 2, que esta acompanhado por um disco de 750Gb para armazenamento.

Mas, se o orçamento não for problema, sem dúvida que a opção por um disco de 240GB permite resolver ambos os problemas de uma só vez, e é precisamente isso que vamos avaliar com este SSD Kingston HyperX de 240GB.

SSD Kingston HyperX de 240GB




A caixa em que o SSD é fornecido apresenta vários requintes. Os artigos são acomodados num molde de espuma. Ao abrirmos a caixa deparamo-nos com o SSD. Na traseira do primeiro bloco de espuma temos um adaptador 2,5”/3,5” e respectivos parafusos.


No segundo bloco de espuma temos um CD e os restantes acessórios:
  • Chave de aperto magnética com ponta removível
  • Caixa USB

A chave tem uma tampa de rosca para armazenar a ponta. A caixa USB é de fácil abertura e tem um sistema para bloqueio da mesma.

Especificações Técnicas

O HyperX tem um cartão de visita invejável:
  • Interface: SATA III
  • Leitura: 525Mb/s
  • Escrita: 480Mb/s
  • Controlador: SandForce SF-2281
  • Suporta S.M.A.R.T., TRIM e Garbage Collection
Na bateria de testes realizados foram utilizadas duas plataformas, ambas com boards MSI (H61M-E33 (B3) e Z68A-GD80 B3 com CPU Intel i5 2300 e 2500, respectivamente) e Windows 7 64bits.
A maioria dos testes foi realizada na MSI Z68A-GD80 B3.

Drivers utilizados:


Intel: 10.5.0.1026, Marvel: 1.2.0.1002

Os controladores foram configurados em modo AHCI.

Software utilizado nos testes

ATTO Disk Benchmark
HD Tune Pro v4.61
SiSoftware Sandra Lite 2011.SP5
AS SSD Benchkmark1.6.4237.30508
CrystalDiskMark v3.0.1 x64

ATTO Disk Benchmark

Os testes foram realizados nas portas SATA II, III e USB do chipset Intel e ainda na porta SATA III do chipset Marvel.


Z68 SATA II e SATA III


Marvell 88SE9128 e USB 2.0

Os 544Mb/s na leitura e 516Mb/s na escrita, quando ligado à porta SATA III do chipset Z68 podem considerar-se dentro dos valores anunciados pela marca. A porta SATA II consegue  "apenas" 277Mb/s na leitura e 264Mb/s na escrita. O mesmo já não se pode dizer quanto aos resultados obtidos nas portas do chipset Marvel. 173Mb/s na escrita e 116Mb/s na leitura são valores manifestamente baixos para o hardware em questão. 36Mb/s na leitura e 30Mb/s na escrita estão dentro do expectável para uma interface USB 2.0. A limitação foi imposta pela caixa que é fornecida com o disco, sendo que num disco desta gama se poderia/deveria exigir uma caixa com interface USB 3.0.


HD Tune Pro


Marvell 88SE9128


USB 2.0

Z68 SATA II

Z68 SATA III

Os testes foram realizados nas portas SATA II, III e USB do chipset Intel e ainda na porta SATA III do chipset Marvel.  356Mb/s na leitura e 146Mb/s na escrita com o chipset Marvel já são valores mais agradáveis, mas mesmo assim, inferiores ao esperado. 33,3Mb/s na leitura e 29,1Mb/s para o USB são satisfatórios. As portas SATA II fornecem 259Mb/s na leitura e 208Mb/s na escrita e as SATA III 511Mb/s e 453Mb/s respectivamente.


SiSoftware Sandra Lite 2011.SP5


Marvell 88SE9128 e Z68 SATA II

Z68 SATA III

Os testes de leitura efectuados com o SiSoftware Sandra estão em linha com os resultados a cima apresentados: Marvel: 390Mb/s, Z68 SATA II: 270Mb/s, Z68 SATA III: 533Mb/s.


Fruto de alguma curiosidade, efectuei alguns testes na minha máquina. O objectivo passava por comparar o desempenho do HyperX com o Vertex, quando ligados a uma porta SATA II.

CrystalDiskMark

  

Vertex 2 vs HyperX
Intel H61 (B3)

Os ganhos do HyperX na leitura são na ordem dos 33% (excepto 4k), algo já digno de registo. No entanto, analisando os dados na escrita, verificamos aumentos entre os 330 e 400%. Este incremento é verdadeiramente fantástico!

AS SSD Benckmark


Vertex 2 vs HyperX
Intel H61 (B3)

Os dados obtidos neste teste confirmam os resultados anteriores. Na leitura há um incremento superior a 30% e na escrita entre 288 e 382%.


Tempo no arranque do Windows 7 na H61M-E33 (B3) com SATA II


O ganho (0,5s) é marginal , e tal deve-se ao constrangimento na interface SATA II.


Apreciação Final


Quando ligado a uma porta SATA II, o HyperX não consegue mostrar toda a sua pujança, mas mesmo assim, os ganhos em relação à geração anterior são notórios. O desenpenho em escrita é fabuloso e este SSD é uma peça de hardware que tem lugar reservado em qualquer máquina de topo. Os resultados obtidos estão muito próximos dos anunciados pela marca, o que é sempre de saudar.

 Apenas um factor afasta o HyperX de uma classificação de "Escaldante": o preço, que oscila entre os 400 e os 500 euros na lojas, e que estará fora do orçamento para a maioria das pessoas.

Por essa razão decidi  atribuir ao HyperX  uma classificação de: 



Kingston HyperX de 240GB

Prós:
  • Desempenho de topo
  • Capacidade de armazenamento
  • Já mencionei o desempenho? :)


Contras:
  • Preço
  • Caixa externa 2.5" USB 2.0 limitativa das prestações do SSD (devia ter USB 3.0)


2 comentários:

  1. Por acaso estava a pensar na minha prenda de natal ser um OCZ Vertex 2...

    Agora que já tens um instalado à cerca de um ano como é que se tem portado o teu?

    Tem que se formatar muita vez ou é sempre a bombar? :)

    Neste momento conseguia comprar um a 70€ pelo que não acho um investimento nada mau.

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais vale tarde, que nunca. Lamento não ter dado pela publicação do comentário em tempo útil.

      Sim, o Vertex continua a bombar, agora num portátil, mas sem problemas a relatar.

      Eliminar