2012/06/12

O novo MacBook "Retina Display" e a sua Resolução


Já era algo que se esperava, mas que ontem finalmente se concretizou na WWDC, um novo modelo de MacBook Pro com um ecrã "retina display" com uma resolução de 2880x1800.

Uma resolução que, no entanto, vem também revelar que os actuais sistemas operativos não estão preparados para utilizar da melhor forma estas resoluções "de alta densidade". Por exemplo, tentem ler o texto que aparece na consola do jogo Portal 2.


Usando a resolução total do ecrã, texto que seria legível em "altas-resoluções" tradicionais (em monitores também de maiores dimensões) torna-se ridiculamente pequeno. Um problema que, embora não seja novo, é agora ainda mais exagerado devido à resolução de 2880x1800 num ecrã de 15".

Para minimizar esse problema, o OS X não dá acesso directo a esta resolução mas sim a resoluções "simuladas" intermédias, até um máximo de 1920 x 1200. Resoluções que são depois transpostas para o ecrã, fazendo com que as Apps continuem a ter tamanhos normais, mas - caso estejam preparadas para estes modos - ofereçam conteúdos e textos mais nítidos (e que tiram partido da resolução total).
Assim, evita-se o efeito de miniaturização de todas as Apps existentes, que se corressem em modo 2880x1800 ficariam demasiado pequenas para poderem ser utilizadas.



Felizmente, no caso de jogos mais recentes, como o Diablo 3, é possível dar uso à resolução total do ecrã, para uma qualidade gráfica sem precedentes (mas, sem esquecer o "peso" que isso representa para o GPU - embora no Diablo 3, mesmo a 2880x1800, pareça ser possível manter um framerate decente.)

... Agora que as placas gráficas começavam a permitir jogar em FullHD com boa qualidade... lá vêm estes monitores de resoluções ultra-alta "estragar" tudo outra vez! ;)


Vai ser igualmente interessante ver também de que forma o Windows 8 irá enfrentar esta situação que - mais tarde ou mais cedo - se irá alastrar a mais portáteis e também aos monitores nas nossas secretárias. Embora, à primeira vista, o rumo que a Microsoft está a tomar com as Metro Apps e o seu interface, me fazem acreditar que já estarão preparados para isto.

[via Anandtech]

6 comentários:

  1. Um óptimo monitor, mas ao contrário de smartphones e tablets muita optimização vai ter que ser feita ao software para PCs/Macs.
    Curiosamente, na análise da Anandtech o monitor Full HD do Asus Zenbook até é superior a este ecrã da Apple excepto na resolução. :)

    ResponderEliminar
  2. Continuo a dizer... totalmente desnecessario esta resolução para estes ecrans deste tamanho, se o 4k mal se nota diferença para o FHD normal em ecrans de 40" quanto mais isto...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tendo já visto ecrãs 4K (e 8K) ao vivo posso garantir-te que as diferenças são mais que muitas.

      É a diferença entre estares a olhar para um ecrã... ou para uma "janela"! :)

      Eliminar
  3. Sinceramente fico preocupado com quem diz que não nota diferenças entre 4k e FHD ou entre a resolução do iPad 2 e iPad 3... acho que vocês devem passar muito tempo a jogar a jogos e a queimar as retinas

    ResponderEliminar
  4. Tenta lá saber é quantas linhas de codigo num editor é que aqueles 1800 pixeis correspondem.

    Isso é que era informação útil

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 1800 linhas de código, com uma font de 1 pixel... ;)

      Eliminar