2012/09/19

Software "Avariado" e Ninguém se Incomoda


Fui dar com um post revelador que mostra o quanto as pessoas facilmente se acomodam às coisas "que existem", e por vezes parecem ficar cegas quanto à diferença entre como as coisas são e como deveriam ser. Neste caso, trata-se de uma reclamação (justíssima) relativamente a todas as encrencas do software que aturamos sem grandes queixumes, e que consideramos "normais" - e que de algum modo me remete para o meu post de 2007 em que já me queixava que anda tudo mal habituado!


Embora ninguém fique indiferente a um crash do sistema ou de um program que leve consigo todo o trabalho que estiveram a fazer na última hora, muitos outros tipos de coisa estão agora de tal forma "gravados" nos nossos cérebros que já nem achamos anormal. Um serviço fica a mastigar o disco demasiado tempo? Não faz mal, um reboot resolve. O browser começa a ocupar gigabytes de memória? Não faz mal, reinicia-se o programa...

Há mil e uma pequenas (e não tão pequenas) coisas com que diariamente lidamos nos nossos computadores e smartphones, e que simplesmente já desprezamos como sendo "normal". Mas a verdade é que não deveriamos considerar isso normal.

... Em certo aspecto é um pouco como ter uma sociedade cívica activa... ou passiva. O que fazem quando vêem alguém atirar lixo para o chão? Provavelmente nada. E os poucos corajosos que chamam a atenção para o facto arriscam-se a ouvir uma mixórdia de insultos, como se fossem eles os culpados de alguma coisa.

Mas, voltando ao software... por muito que se tenha que aceitar que errar é humano, e que os bugs são quase inevitáveis, é mais que tempo de começar a ter maior exigência sobre o que consumimos e usamos. E muitas vezes isso passa simplesmente por não deixar passar "em silêncio" tudo aquilo que achamos estar errado. "Chateiem" os developers, queixem-se nos foruns dos criadores dos softwares visados, ou nos grupos de discussão dos utilizadores desses mesmos programas. Na maior parte dos casos, será bom acreditar que também os developers têm todo o interesse em resolver todos os problemas nos seus produtos... e se não for esse o caso, bem, talvez seja melhor procurar por outras alternativas.

E se for o caso de programadores que mal comecem a "brincar" com código começam a disponibilizar programas, e depois cometendo erros básicos, daqueles que fazem a autonomia de um aparelho passar para metade gastando 100% de CPU desnecessariamente, ou ocupando toda e qualquer memória sem depois a libertar adequadamente (e que depois entram em ciclos quase diários de actualizações com "bug fixes" e "memory leak fixes")... então talvez seja melhor pararem, pensarem, aprenderem um pouco mais, e só depois se aventurarem com o mínimo de confiança na qualidade do seu software.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)