2012/10/05

Street View chega ao Google Maps Mobile


Com o abandono dos Google Maps no iOS 6, os utilizadores de iPhone e iPads perderam também uma das funcionalidades dos mapas do Google que muito jeito dava para tirar todo o tipo de dúvidas sobre o destino - ou qualquer outro local - que se quisesse investigar: o Street View.

Mesmo sem saber quanto tempo faltará ainda até que o Google disponibilize uma App do Google Maps nativa para iOS, o assunto fica agroa remediado com a chegada do Street View à versão mobile do Google Maps na web.

Para tal temos apenas que pesquisar pelo endereço o destino desejado, de forma a que apareça um "ponto marcado" no mapa, e se tiver o Street View disponível, aparecerá na barra inferior o símbolo do homenzinho (pegman), e teremos acesso ao streetview.


Infelizmente, por agora não dá para fazer pinch to zoom, nem tão pouco usar o giroscópio para rodar a imagem automaticamente... mas... penso que podemos viver sem isso - pelo menos até que chege a App oficial do Google Maps ao iOS. ;)

5 comentários:

  1. Vamos lá a ver. Google Maps web mobile sempre houve. Agora foi-lhe acrescentado street view, ... onde há.

    "não dá para fazer pinch to zoom, nem tão pouco usar o giroscópio para rodar a imagem automaticamente" E para encontrar a localização corrente (current location) dá ?

    Se querem Google Maps/street view para iOS 6, o melhor é a app Mymap+. É uma app muito completa.

    ResponderEliminar
  2. Já consegui "ligar" o "current location" no Google Maps web mobile.

    Vai-se a Definições > Geral > Repor > Repor localização e privacidade / Repor definições.

    Quando se usa o Google Maps web mobile (o melhor é criar um atalho no ecrã), da primeira vez vai pedir que se dê autorização de acesso ao serviço de localização a "http://maps.google.com". À segunda a coisa deve dar.

    Basicamente o Google Maps que havia para iOS está reposto via web mobile.

    ResponderEliminar
  3. O street view é qualquer coisa de extraordinário. Ao usá-lo só se quer mais e mais. A google bem tentou expandir o serviço à velocidade da luz, mas encontrou tantas barreiras de pessoas a reclamarem por lá aparecerem etc, governos a fazer pressão por isto e por aquilo...enfim.

    Como se pode não gostar de uma companhia que oferece um produto tão bom como este e sem custos? Gmail? Android? A diferença de atitude para a apple é a razão principal para não apreciar o que vem de lá da maça. Fechar, fechar e cobra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... Sem custos, para o utilizador. Com custo para para os comerciantes para aparecerem no Google Maps.

      A atitude da Apple é a mesma: quer aparecer no nosso mapa - paga.

      Agora, só se pode cobrar dum lado. Cobrando aos comerciantes não se cobra aos utilizadores. Quanto melhor forem os mapas, mais utilizadores tem, mais comerciantes há a querer anunciar lá os seus estabelecimentos.

      Isto é comércio. Pode-se valorar se está mais ou menos bem feito. Não vale a pena é endeusar a Google/Android e diabolizar a Apple/iOS. É um bocado "naif".

      Eliminar
  4. As coisas vão-se compondo. Não se perde o que o que o Google Maps tinha de bom e ganha-se o Mapas Apple :)

    - 3D Floyer
    http://appleinsider.com/articles/12/10/05/apple-improving-3d-flyover-visuals-in-ios-6-maps

    - Eficiência dos mapas vectoriais (menos memória) para utilização offline
    http://www.tuaw.com/2012/10/05/apples-vector-maps-go-further-offline/

    ResponderEliminar