2012/11/19
Os Carregadores sem Fio
Demorou, mas parece que finalmente estamos prestes a entrar na era da electricidade sem fios! Ou pelo menos, a dar o primeiro passo nessa direcção com a disseminação dos carregadores de smartphones sem fios.
Sim, é certo que a tecnologia não é nova, e o saudoso Pre da Palm já tinha (opcionalmente) um carregador sem fios (o touchstone); mas agora com a Nokia a adoptar um sistema de carregamento sem fios para o seu Lumia topo de gama, o Google a fazer o mesmo com o seu Nexus 4 (da LG), e também a HTC com o novo Droid... a questão que se coloca é: quanto tempo demorará até que apenas um standard se torne vitorioso.
É que se é verdade que a diversidade é boa... a coisa é um pouco diferente quando se tratam de standards concorrentes que pretendem atingir o mesmo objectivo - e pior ainda quando nem sempre é certo que o "melhor" vence! Temos muitos exemplos: o do VHS vs Beta; e mais recentemente o Blu-ray vs HD-DVD.
Na área dos carregadores sem fios, temos o Powermat da Duracell e Proctor & Gamble, e que conta com o apoio de gigantes como o Google, AT&T, General Motors, e Starbucks; e o Qi do Wireless Power que conta com o apoio de muitos fabricantes, como a Nokia, HTC, LG... (sim, não deixa de ser curioso que o Nexus 4 usa o sistema Qi... mesmo se o Google apoia o sistema concorrente.)
Nos EUA, o sistema Powermat já começa a ser distribuido em Starbucks e outros locais, tornando mais apetecível a sua adopção, pois dessa forma uma pessoa com um equipamento compatível poderá recarregar o seu smartphone (ou outros equipamentos que no futuro venham a usar este sistema) simplsmente pousando-o na mesa. Assim, não há chatices com cabos/fichas/adaptadores.
Mas, como sempre nestas guerras de standards, quem se lixa são os consumidores, já que qualquer que seja a sua opção são confrontados com a possibilidade de estarem a optar por um sistema que em breve se tornará obsoleto - ou, talvez pior ainda, desta batalha se ir arrastando por muitos e longos anos, sem que se decida um vencedor claro... e fazendo com que nenhum dos "standards" venha verdadeiramente a ser *o* standard. E já estão a imaginar o que será mais que certo nessa situação... chegam a qualquer lado e o carregador wireless que lá existir irá ser precisamente o que não dá para o vosso equipamento.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Replacing Fast Food with Fast Charge...
ResponderEliminarEntão e as placas de indução para cozinhar não se pode usar para carregar 4 telemoveis/tablets de forma mais rápida? :P