2012/11/29

Site do Senado Espanhol de 450 mil Euros Recriado... de Borla


Já todos conhecemos casos de adjudicações de projectos por valores milionários por parte do Governo, que nos fazem pensar se realmente os tempos de "crise" estão equativamente distribuídos; mas desta vez temos um caso exemplar passado mesmo aqui ao lado. Um engenheiro resolveu demonstrar como se pode facilmente poupar quase meio milhão de euros, ao recriar no espaço de uma semana e sem gastar um euro, o site institucional do senado espanhol que custou 450 mil euros (que demorou cerca de um ano para ser feito, com três equipas de especialistas).

O responsável pelo feito - que pretende permanecer anónimo - diz que só quis alertar estes casos de custos completamente desproporcionados e sensibilizar as pessoas para a utilização de software open-source e gratuito (no site oficial, só em licenças de software terão sido gastos 250 mil euros!) referindo projectos como o Wordpress, Joomla, Drupal e sistemas de gestão documental como o ezPublish, Nuxeo e Alfresco.

A nível de segurança, relembra que tanto a Casa Branca como a própria Interpol utilizam estes sistemas open-source - e que o site oficial feito pelos especialistas enfrentou logo um bug que permitia a qualquer pessoa lá introduzir mensagens.

De meio-milhão em meio-milhão, acabava-se com a austeridade num instante. :P

12 comentários:

  1. Pois, só um pequeno senão, a mão de obra não é à borla. Será que o engenheiro não tem contas para pagar?
    Não tenho nada contra o open-source, tenho sim contra o desvalorizar o conhecimento e formação de quem trabalha em informática.
    Assim é normal que as empresas queiram engenheiros informáticos pelo ordenado mínimo...

    ResponderEliminar
  2. Quanto é que custa uma réplica da mona lisa?

    Parece-me óbvio que recriar um site é muito diferente de criar um site. É preciso perceber as necessidades, levantar requisitos, desenhar, etc.

    ResponderEliminar
  3. Ricardo e Nuno.

    450 mil euros e trabalho de um ano foram replicados numa semana por uma pessoa. Parece óbvio que um site tão simples que sim é um site muito simples, podia ser feito muito mais barato e depressa que 450k e um ano!!!!!!

    ResponderEliminar
  4. Concordo com o Nuno Teixeira.

    ResponderEliminar
  5. 450 mil euros, leva incluído muito mais que um copy+paste de um site actual...

    Este post apenas serve para mais uma vez levantar ideias incorrectas acerca do trabalho realizado pelos departamentos de IT...

    ResponderEliminar
  6. Como ficou bem explícito - penso eu - o objectivo foi mostrar a gigantesca desproporção de custos. Fará realmente sentido gastar 250 mil euros só em licenças de software, quando existem alternativas gratuitas válidas? Fará sentido necessitar de 3 equipas ao longo de 1 ano para chegar a este resultado?

    São essas as perguntas que se devem fazer.

    E tratando-se de um site institucional pago com dinheiros públicos, no mínimo deveriam ser igualmente públicas as "respostas" que demonstrem que a escolha da opção final tem realmente mais valias perante as alternativas gratuitas, face ao seu custo.

    ResponderEliminar
  7. O que está aqui em causa é a utilização de software open-source em vez do pago, penso eu, pois só em licenças era poupado 250 mil euros.
    E claro que a mão de obra tinha que ser paga.

    ResponderEliminar
  8. O que o programador quis mostrar foi que não era preciso pagar licenças. Claro que o trabalho de conceber e fazer o site tinha que ser pago.

    Custou € 450.000 e foi hackado logo nos primeiros dias :)

    http://www.libertaddigital.com/ciencia-tecnologia/internet/2012-11-12/la-nueva-web-del-senado-deja-al-descubierto-un-fallo-de-seguridad-1276474026/

    ResponderEliminar
  9. Isto nunca poderia acontecer em Portugal, onde "não há competência nessas tecnologias, nem ninguém que as suporte". Sim, este tipo de coisas ouvem-se...

    ResponderEliminar
  10. "E tratando-se de um site institucional pago com dinheiros públicos, no mínimo deveriam ser igualmente públicas as "respostas" que demonstrem que a escolha da opção final tem realmente mais valias perante as alternativas gratuitas, face ao seu custo."

    Ora, nem mais!

    ResponderEliminar
  11. Conhecendo eu a suite no qual foi implementado, o Oracle UCM, esta suite é muito mais que gestor de conteúdos web.

    O Oracle UCM é uma suite completa de Gestão Documental que cobre todo o ciclo de vida de um documento. Semelhante ao IBM FileNet ou EMC Documentum, etc.

    No entanto um dos componentes da suite é a construção de sites e o que me parece é que a noticia só avalia a parte visível deste projecto que é o site. E pelo valor pago não devem ter só feito só o site.

    ResponderEliminar
  12. Consultei ambos os sites e nem dão para comparar...o clone não funciona correctamente em todos os browsers, tem caracteres estranhos, o layout nem é sequer parecido, a funcionalidade não existe, oslinks não funcionam. Foi o melhor que conseguiu fazer numa semana? lol. Não tenho nada contra o software opensource, pelo contrario, tento sempre usar software livre, mas como programador este tipo de comparações são no minimo ridiculas...

    ResponderEliminar