2012/12/18

Nova Política de Privacidade do Instagram causa Polémica


Quando foi adquirido pelo Facebook (pela quantia milionária de mil milhões de dólares, lembram-se?) era já certo e sabido que seria apenas uma questão de tempo até que o Instagram ficasse inevitavelmente e irremediavelmente ligado ao Facebook.

Algo que poderia ser visto com bons olhos pelos utilizadores do Facebook, mas também com suspeição pelos utilizadores a quem o serviço maioritariamente se destinava: de utilizadores do Twitter. É certo que desde esse início simbiótico, onde Instagram e Twitter se davam bem, já muito se passou... e as relações azedaram, ao ponto do Twitter cortar o acesso a certas funcionalidades, e o Instagram responder também com a retirada da visualização das suas fotos directamente na stream do Twitter.

Mas se pensavam que as culpas se poderiam atribuir a um ou outro, dependendo das vossas preferências... o que me parece é que a culpa é de todos - menos dos utilizadores, que no meio de tudo isto são os que mais "sofrem", e agora se preparam para sofrer ainda mais.

É que o Instagram alterou as suas políticas de utilização dos vossos dados, e para além de passar a partilhar todos os vossos dados com o Facebook (nada de mais para quem já for utilizador do Facebook, mas "chato" para quem não quer ter nada a ver com eles)... fica com o direito de poder vender as vossos fotos, imagem, nome e tudo o mais, para utilização em publicidade e sem vos dar qualquer compensação!

Actualização: o Instagram já veio admitir que usou linguagem imprópria e promete rectificar e clarificar a situação.

Sim, estão a ver bem... qualquer uma das fotos que enviarem para o Instagram, ou o vosso próprio avatar, poderá vir a aparecer numa qualquer publicidade, sabe-se lá onde, por quem, e com que objectivo. E não há nada a fazer quanto a isso - a não ser, obviamente, deixarem de usar o serviço.


Parece-me um gigantesco "tiro no pé", ainda para mais considerando que o próprio Twitter tem agora filtros à Instagram - e não faltam dezenas (centenas?) de outras Apps que fazem coisas idênticas.

Mas, em breve veremos se a reacção pública é assim tão drástica... ou se até uma alteração desta magnitude passará "despercebida" ou ignorada pela maioria dos utilizadores.

Se forem utilizadores do Instagram, o que vão fazer a partir do próximo dia 16 de Janeiro, altura em que entram em vigor estas novas regras?

13 comentários:

  1. Acho que para a maioria dos utilizadores vai continuar tudo na mesma. A maioria não liga nenhuma e nem quer saber onde partilham as fotos... A mim tanto me faz, registei-me no Instagram mas nunca o utilizei.

    ResponderEliminar
  2. Eu fiz backup das minhas fotografias utilizando o http://instaport.me e depois apaguei a minha conta.

    ResponderEliminar
  3. Comecei a usar o Instagram à pouco tempo, mas não me parece que continue no serviço.
    Estive a ler outros artigos referentes a este assunto e aparentemente há mesmo muitas pessoas a cancelar. Existem serviços que permitem fazer o backup das fotos do instagram e estão com dificuldades de acesso devido ao excesso de tráfego.
    É demasiada a informação e dados que podem ser vendidos a terceiros, sem nos passar cartão. Mesmo no caso de menores de 18 anos eles dizem que os pais automaticamente dão autorização da venda dessa informação.
    É que mesmo o facebook, por muito intrusivo que seja, caso cancelemos a conta, eles perdem todos os direitos sobre informação obtida da nossa conta. No caso do instagram, mesmo que cancelemos lá a conta, eles continuam a possuir os direitos das nossas fotos, informações, etc.
    Como disseste, existem outros serviços. Tenho de ler sobre as políticas de privacidade do Flickr.
    Bem sei que na internet grátis o consumidor é o próprio produto, mas há coisas que roçam o ridículo.

    ResponderEliminar
  4. Eu utilizo pouco mas acho isto um abuso de poder brutal...Sinceramente, acho que vou apagar a conta.
    Citando um utilizador do Twitter: "Instagram is now the new iStockPhoto, except they won't have to pay you anything to use your images." https://twitter.com/dj100proof/status/280842188437471232

    ResponderEliminar
  5. cancelar a conta ainda hoje à tarde.

    ResponderEliminar
  6. Nunca usei e agora definitivamente que não usarei.

    ResponderEliminar
  7. Estão a ter um backlash tão grande provavelmente vão acabar por reescrever essa parte do TOS, como já aconteceu com outros serviços em situações semelhantes.
    O Facebook também chegou a declarar nos seus TOS que os conteúdos publicados poderiam ser utilizados pelo facebook para outros fins, ou algo do género.

    Isto prova também que afinal existe alguém que lê as Termos e Condições, por mais inacreditável que possa parecer

    ResponderEliminar
  8. Será que o facebook vai fazer a mesma coisa ?
    Uso para partilha de conteudos e normalmente falar com os amigos.. será que vou ter que cancelar também ?
    O instagram é fácil.. cancelar a conta antes das novas politicas, porque não me interessa muito o controlo de terceiros sobre as minhas fotos!

    ResponderEliminar
  9. É uma pena porque prezava bastante o Instagram, é um conceito que me agrada e apesar de não estar inscrito à muito tempo.

    A confirmar-se irei encerrar a minha conta.

    ResponderEliminar
  10. Apesar de ser utilizador do FB, devo ser das poucas pessoas que nunca achou piada nenhuma ao Instagram.

    ResponderEliminar
  11. E se o "direito de poder vender as vossos fotos, imagem, nome e tudo o mais, para utilização em publicidade e sem vos dar qualquer compensação" fosse apenas o que já se faz no Facebook ?

    Eu, Dos Passos, faço like num link "sponsorizado", da empresa iSaldos, e aparece lá "dos Passos like iSaldos", com a respectiva imagem ?.

    Foi o que li por aí. Foram comparar os termos de utilização do Facebook e eram idênticos aos "polémicos" anunciados para o Instagram.

    Se, com esses termos, com o Facebook não passou do que referi por que é que com o Instagram ia ser diferente ? Iam pegar numa foto minha e fazer um anúncio do tipo "Mas que ar tão triste ! Deve ter visto o recibo de vencimento de Janeiro. Venha ao iSaldos onde o seu dinheiro dura e dura".

    E não me pagavam ??!!. Convém não exagerar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entretanto saiu uma declaração da Instagram. Estão a rever a conversa nos termos de utilização.
      http://blog.instagram.com/post/38252135408/thank-you-and-were-listening

      Eliminar
  12. Kevin Systrom já respondeu:

    http://m.intomobile.com/2012/12/18/instagram-apologizes-says-wont-sell-your-photos/

    ResponderEliminar