2012/12/29

Windows Phone - 1 Ano Depois


No final do ano passado tentamos fazer algumas previsões quanto ao futuro dos Windows Phone, num post apropriadamente intitulado 2012 - O Ano da Morte ou Renascimento do Windows Phone. Na altura a coisa estava complicada, e aguardava-se pelo momento em que a Microsoft unificasse, de uma vez por todas, os seus equipamentos sob o aspecto renovado do Windows 8. Na altura, estava tentado a dizer que era uma aposta que iria dar frutos, e que seria apenas uma questão de tempo até que tal viesse a ficar demonstrado.

Infelizmente, um ano passou e aquilo que podemos ver é que... as coisas parecem continuar a estar precisamente no ponto em que estavam. Agora já temos o Windows 8 cá fora - com relatos conflituosos de que se tem estado a comportar bem/ou que nem por isso. E os Windows Phone 8, ainda raros, continuam a sofrer de um mal que já na altura criticava: os preços elevados.

Também agora são necessários equipamentos apetecíveis a preços altamente competitivos - coisa que não será fácil de fazer, face aos Android que têm inundado o mercado - mas que será obrigatório que seja feito... sob pena de se estar a adiar algo inevitável. Tal a MS bem sabe que nas consolas de jogos poderá ser necessário perder dinheiro no início para depois recuperar o investimento a longo prazo; também nos Windows Phone me parece essencial criar uma massa crítica o mais rapidamente possível, para que possa ter a esperança de se tornar numa alternativa viável às plataformas que dominam o mercado (Android e iOS).

Portanto... a minha previsão de que 2012 seria o ano do "vai ou racha" falhou. No ano que passou, poderá dizer-se que "nada se passou" e que tudo está na mesma. Em 2013 já nem arrisco a dizer o que poderá acontecer, pois tudo indica que os Windows Phone continuarão a ter preços inflaccionados que dificilmente atrairão quantidade suficiente de utilizadores. Mas... pode ser que haja surpresas. E estando ainda optimista quanto à validade do Windows Phone enquanto plataforma interessante e com muitos trunfos, espero bem que essas surpresas surjam rapidamente, e sejam das boas e não das más.

3 comentários:

  1. Mas nos US como a maioria usa tarifários pós-pagos em que os smartphones são subsidiados e já andam fartos de iOS e Android, parece que o Windows Phone 8 até terá uma chance... Mas só daqui por uns tempos é que vamos ver se cola ou não! :) Por cá, fico a aguardar pelo preço do Nokia Lumia 620...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lumia 620 ou o HTC 8s a um preço mais convidativo.

      Eliminar
  2. O mais badalado WP 8 é o Samsung Ativ S em pré-venda na FNAC por €600, com entrega a 13 de Janeiro.
    http://www.fnac.pt/Samsung-i8750-Ativ-S-16GB-Gray-Telemovel-Telemovel/a649703?PID=21736&Mn=-1&Ra=-5000&To=0&Nu=3&Fr=2
    P.S. Já porradaria de vezes a FNAC exagerou nos preços de pré-venda por isso não é de fiar.

    O problema do WP 8 parece ser o controlo apertado que a Microsoft tem sobre as especificações do hardware e o sistema operativo, que obriga os fabricantes a produzir smartphones quase idênticos (e caros). Não tem a flexibilidade do Android que permite o fabrico também de equipamentos baratos, nem uma optimização do hardware/software da Apple associada ao lançamento de um único (eventualmente dois) iPhones por ano.

    Achei este artigo interessante, sobretudo a parte final.
    http://www.zdnet.com/htc-vs-nokia-windows-phone-8-flap-misses-the-point-7000004583/

    ResponderEliminar